Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Aquecimento de Piscina com Aquecedor a Gás!

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Aquecimento de Piscina com Aquecedor a Gás!

“O aquecimento de piscina com aquecedor a gás é ideal para você que tem uma piscina em sua casa e acaba sentindo saudade do banho entre um verão e outro. A instalação de um aquecimento por aquecedor a gás será a melhor solução! Nesse artigo vamos mostrar o porquê.”

 

Um pouco de história:

Antigamente os aquecedores eram mais robustos, tinham queimadores grossos, serpentinas com tubulações muito grossas, então sua principal característica era a resistência. Porém eram mais caros, aquecedores digitais de 35 litros que antes custavam aproximadamente 10 mil reais, hoje custam 4 mil, por exemplo.

Hoje, o aquecimento de piscina funciona perfeitamente com aquecedores a gás pelo fato de ele ter mudado tanto de tempos para cá. Ficou mais leve e eficiente, com um ótimo rendimento, classificação A com rendimento maior que 85% por exemplo. Mesmo tendo ficado mais frágeis se relacionados aos aquecedores antigos, sua serpentina ficou mais fina, o queimador melhor elaborado, a qualidade da chama e da troca de calor ficaram melhores, o controle eletrônico em aquecedores digitais tem como consequência maior eficiência, etc.

 

É possível que a serpentina seja furada e que o equipamento não aguente?

As serpentinas dos aquecedores são de cobre, o cobre sofre corrosão quando a água não possui PH neutro. Por esse motivo o número de pessoas que adquiriam esse tipo de equipamento para aquecimento de piscina diminuiu, porém, esse problema pode ser facilmente resolvido!

É preciso que o aquecedor esteja programado para trabalhar em uma circulação fechada, só dele. A água da piscina precisa estar circulando por um trocador de calor, também dentro desse sistema fechado. O trocador de calor tem duas saídas e duas entradas de água, uma saída e uma entrada são do aquecedor, e as outras duas da piscina, essas circulações de água quente e fria não se cruzam (não se misturam), mas sim trocam calor de uma para a outra com auxílio da chapa metálica entre elas.

Requisitos para 100% de eficiência:

Instalação de gás perfeita, com quantidade de botijões para consumo nominal do equipamento!

É preciso, também, que a capacidade do aquecedor seja proporcional a capacidade de água da piscina. Um aquecedor de 27 litros de água por minuto não tem capacidade para uma piscina de 100 mil litros de água, por exemplo.

Também vale lembrar que o material que reveste a piscina é muito importante, pois uma piscina em local úmido, com seus arredores de concreto tende a perder muito mais calor que uma piscina em local seco, com areia em volta e que seja de fibra. Uma simples camada de isopor, levando em consideração um revestimento de concreto, já faz uma enorme diferença, além da proteção superior, em períodos noturnos ou em que ela está sem uso.

 

Indicações para você que pretende adquirir aquecedor a gás para aquecimento de piscina:

O ideal em relação a temperatura de uma piscina seria entre 29°C e 32°C. A temperatura máxima se dá em torno de 36°C, para fins terapêuticos.

Dependendo do tamanho da piscina, são recomendados aquecedores de 25 até 30 litros, claro que, em alguns casos, serão necessários dois aquecedores de 25 litros ou, até mesmo, cinco aquecedores de 30 litros.

Se for uma piscina de 18 metros cúbicos de água, com um aquecedor de 30 litros ficará aquecida em até 8 horas!

Se a piscina for aberta, deve-se cobri-la com lona para evitar grandes perdas de temperatura para o ambiente. Fazer cobertura também vale a pena.

 

Por que não utilizar bomba de calor?

Quando a temperatura ambiente está acima de 25ºC a bomba de calor funciona que é um espetáculo, com elevada eficiência. Abaixo de 15ºC não funciona e o custo-benefício vai por água a baixo.

 

Piscina aquecida através de sistema elétrico?

Inviável!

Quando se faz uma comparação de aquecedores elétricos e aquecedores a gás, o que se leva em consideração em relação ao aquecimento é a potência desses aquecedores. Um aquecedor de grande porte, elétrico, seria de 10kW, já um aquecedor a gás de grande porte, seria de 40kW. Nesse caso pode-se concluir que um aquecedor a gás é 4x mais potente que um aquecedor elétrico, por exemplo.

 

Conclusão sobre o uso do Aquecedor a Gás para Aquecimento de Piscinas:

Como vimos no artigo, o aquecedor a gás permite esquentar a água da piscina em qualquer estação do ano, independente do local em que a piscina estiver, independente da região em que residem os donos dessa piscina, e de forma mais rápida do que o sistema solar, por exemplo. Claro que se a piscina for mais utilizada no verão e os donos residem no sudeste do país, o ideal seria adquirir um sistema de aquecimento através de energia solar, já que o investimento inicial é baixo e a despesa mensal é compensativa.

No caso contrário, em regiões com menos incidência de luz solar a melhor escolha seriam os aquecedores a gás, que também podem ser utilizados como sistema de apoio do aquecimento solar.

Com tudo que foi visto, percebe-se que a única condição para funcionamento com total eficiência em um aquecedor a gás é o dimensionamento adequado da rede de combustível que alimente o sistema.

 

Quer saber como funciona um sistema de apoio, basicamente? (Curiosidade)

A combinação de um sistema de aquecimento solar com apoio a gás seria a solução mais indicada. Em dias mais nublados ou com variações da incidência solar, vai esquentar a água o máximo que possível pelo Sistema de Aquecimento Solar. Essa água, ao ser recebida pelo aquecedor a gás em determinada temperatura, vai receber o complemento de temperatura, até que se chegue na temperatura desejada.

Como temos, nesse caso, dois sistemas trabalhando um como apoio do outro, o gasto de combustível do aquecedor a gás é diminuído, além de se ter um sistema de aquecimento de água perfeito que funciona em absolutamente todas as estações do ano!

 

Aqui você encontra mais informações sobre aquecimento de piscina, tipos e vantagens!

 

Ficou com alguma dúvida? Tens alguma sugestão? Fale conosco!

Invista em seu Futuro Profissional

Se você quer saber um pouco mais sobre como o aquecimento solar de água é uma área de atuação promissora e pode ajudar a alavancar os seus resultados financeiros é só clicar aqui:
Quero entender como funciona o Treinamento da Confortec!

SOBRE NÓS:

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *