Confortec Aquecimento de Água a Gás / Solar e Energia Solar em Farroupilha RS
08 de fevereiro de 2017

3 Sistemas de aquecimento para, além de esquentar, também economizar

Desenvolver soluções sustentáveis para aquecimento de água, para pequenos e médios projetos, individuais ou coletivos, com objetivo de reduzir impactos ambientais e gerar benefícios para cliente e comunidade. Este é o nosso desafio!
Conteúdo do Post
Gostou? Compartilhe

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Desenvolver soluções sustentáveis, como sistema de aquecimento solar, utilizando como apoio complementar o aquecedor de passagem, é possível. E essas soluções podem trazer muita economia. Veja como a seguir!

Imagem que representa a sustentabilidade

Independente de onde você mora, contar com um sistema que permita o aquecimento da água é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas. Pensando nisso, a tecnologia aplicada sobre esse sistema, aumenta a cada dia. Hoje em dia, há inúmeras possibilidades para atender de forma completa, todas as necessidades. Levando isso em consideração, listamos a seguir, três sistemas para elucidar e auxiliar na sua tomada de decisão.

 

Confira!

1 – Sistema de aquecimento solar associado a aquecedor de passagem individual

Com o objetivo de complementar a temperatura da água proveniente do sistema central de aquecimento de água (sistema de aquecimento solar coletivo, com dimensionamento adequado) você pode instalar um aquecedor de passagem em cada unidade habitacional. Lembre-se que o aquecedor deve conter dispositivos que façam a leitura da temperatura da água e acionem o equipamento, apenas para complementar a temperatura requerida. Veja na imagem, elaborada pelo Engenheiro Jorge Chaguri, mais detalhes sobre o funcionamento:

 

Aquecedor apoio individual

 

A eficiência está associada à capacidade do sistema de monitoramento (sensores) de identificar a temperatura da água de entrada e agir sobre o equipamento para complementar com a energia necessária, a fim de obter a condição requerida. Dessa forma, haverá um bom nível de conforto associado à economia de combustível.

FIQUE ATENTO! Nesse sistema há necessidade de instalar um medidor de consumo para efetuar a leitura do volume de água quente consumida.

Ainda, é possível instalar um sistema de recirculação de água no interior do imóvel, controlado por uma válvula acionada por termostática. O sistema de recirculação evita o desperdício de água, pois mantém a água quente disponível no ponto de consumo.

Outra alternativa, para evitar desperdício de água, pode ser a instalação de aquecedores de fluxo balanceado, de pequeno porte, próximo aos pontos de consumo. Eles efetuam o aquecimento da água até a chegada ao ponto de consumo, desligando nesse momento.

 

  • Invista em seu Futuro Profissional

Se você quer saber um pouco mais sobre como o aquecimento solar de água é uma área de atuação promissora e pode ajudar a alavancar os seus resultados financeiros é só clicar aqui: Quero entender como funciona o Treinamento da Confortec!

 

 

2 – Aquecimento Solar associado a um sistema de acumulação individual

Aqui, não há necessidade de instalar um reservatório coletivo para o sistema. As placas solares efetuam o aquecimento por meio de um circuito fechado de recirculação, que realizam o aquecimento de água em pequenos tanques instalados em cada unidade habitacional. Assim, ao invés de existir um grande reservatório, existirão diversos pequenos reservatórios individuais, dentro do conjunto habitacional.

O aquecimento complementar deverá ser feito por meio de um aquecedor de passagem, acionado por uma válvula misturadora instalada entre o reservatório e o aquecedor que conduzirá a água pelo aquecedor, quando a temperatura estiver fora da faixa selecionada.

Como é possível observar na figura a seguir, nesse tipo de configuração, não há a necessidade de instalar um medidor de volume para água quente, apenas será monitorada a água fria.

Aquecimento sem Boiler coletivo

Figura 2 – Aquecimento solar com reservatório e cada unidade habitacional

O inconveniente deste sistema, é que as unidades habitacionais mais próximas as placas aproveitam melhor o sistema em função da maior temperatura da água do circuito de recirculação.

Veja valores aqui!

3 – Aquecimento solar associado a sistema conjugado coletivo, com apoio do aquecimento a gás

Nessa configuração, um conjunto de equipamentos fará o pré-aquecimento de um volume de água significativo interligando com as placas de absorção. O complemento de aquecimento será realizado por um aquecedor de passagem, associado a um tanque em circuito fechado, dimensionado de acordo com a demanda do conjunto habitacional. Assim, haverá água disponível pronta para consumo. Veja mais detalhes na imagem:

Aquecim coletivo com aquecedor circ fechado

Nesse tipo de configuração, há necessidade de instalar um medidor de consumo na entrada de cada unidade habitacional. Assim, será possível fazer a leitura do volume consumido individualmente.

Conforme visto, existem diversos sistemas que servem como aquecedores de passagem. Entre em contato e solicite seu orçamento. Faremos a análise e lhe forneceremos o produto adequado para suprir da melhor forma, a sua necessidade.

Fontes:

Manual de Instalações para sistemas de aquecimento solar & Gás Natural Comgás julho 2009;

Apostila de treinamento técnico Aquecedores de Passagem Komeco 2014;

Apostila de treinamento técnico Aquecimento solar Komeco 2015;

Apostila de Treinamento – Eng° Jorge Chaguri.

Veja neste video como funciona um aquecedor de passagem in_line para apoio complementar!

SOBRE NÓS

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:
Comentários
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Fale Conosco

2022. Confortec – Soluções sustentáveis e confortáveis para seu lar e empresa! Desenvolvido e Hospedado por Seu Site Feito