Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
PMOC: uma lei para você respirar melhor

PMOC: uma lei para você respirar melhor

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Mantenha bem a saúde do ar que você respira e afaste-se de doenças.

Saiba como isso tem tudo a ver com a nova lei aprovada pelo governo ( PMOC )

PMOC
PMOC Ar condicionado saudável

Você sofre ou já sofreu com doenças respiratórias? Principalmente no inverno, esses problemas vêm à tona e muitas pessoas padecem sem saber de fato, quem é o causador dessas doenças. Por isso hoje, esse é o nosso foco.

Sintomas como: irritação nos olhos, na garganta, no nariz, dores de cabeça, cansaço, alergias respiratórias, tosses, espirros, congestões nasais, tonturas e dificuldades de concentração são típicos do inverno, porém a estação mais fria do ano não é a única culpada nessa história. Esses sintomas podem ser causados também pelo ar poluído que você respira, o qual, não está concentrado somente no ambiente externo, mas pode inclusive, estar no ambiente interno. Isso se deve ao fato de que muitos locais possuem uma climatização com manutenção preventiva deficiente.

Por que essa lei foi criada:

Para evitar as patologias citadas acima, está em vigor (desde janeiro desse ano), a Lei 13.589/2018, a qual obriga os edifícios públicos e privados de uso coletivo do país (escolas, escritórios, órgãos públicos, bancos, academias, supermercados, igrejas, industrias entre outras), a manterem um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC). Esse plano serve para controlar e preservar a manutenção dos sistemas de climatização de carga individual ou o somatório individual acima de 5 TR (60000btu).

Essa exigência foi criada a partir da portaria 3.523/1998 do Ministério da Saúde, publicada após o então ministro das Comunicações, Sérgio Motta morrer por problemas respiratórios, possivelmente agravados pela presença da bactéria Legionella no ar condicionado de seu gabinete.

Com essa lei, o governo espera garantir a boa qualidade do ar interior, considerando os padrões ideais de: temperatura, umidade, velocidade do ar, taxa de renovação e grau de pureza, com base na resolução 9/2003, da Anvisa e suas atualizações, bem como nas normas da ABNT.

 

Quer dicas para relaxar e viver muito melhor? Então clique aqui 

OBJETIVOS DO PMOC:

O PMOC tem como principal objetivo, a atuação sobre a manutenção preventiva dos equipamentos, de modo a manter os padrões de qualidade do ar.

Estando em acordo com o PMOC, gera algumas vantagens, entre elas:

– Melhoria da eficiência térmica;

– Redução do consumo de energia (aparelho limpo tem maior taxa de eficiência de troca);

– Aumento da disponibilidade dos equipamentos (menos paradas para manutenção);

– Redução do custo de manutenção corretiva;

– Redução do custo da manutenção preventiva;

– Aumento da produtividade da equipe;

– Aumento da satisfação das pessoas;

– Melhoria do meio ambiente (redução de vazamentos de gás /CFC/óleos)

– Menor incrustação dos trocadores de calor;

– Aumento da vida útil dos equipamentos;

– Menor taxa de absenteísmo.

 

Vale lembrar que além dessas vantagens, os indivíduos passam a ter uma melhor qualidade de vida e um melhor aproveitamento do dia. O prazo para adequação é até inicio de julho de 2018.

Sendo assim, para se manter com saúde e estar de acordo com a lei vigente, você precisa estar adequado à norma. Entre em contato e solicite seu orçamento conosco. Estamos a sua disposição para desenvolver, implementar e executar o PMOC, por meio de profissionais habilitados e técnicos capacitados.

Tem alguma dúvida? Quer sugerir algum tema para nossos próximos artigos? Entre em contato.

Esperamos por você!

Tenha acesso a integra da Lei neste link!

SOBRE NÓS

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *