fbpx

Sistema de Energia Solar Fotovoltaica: On-Grid e Off-Grid!

Você sabia que as pessoas estão buscando uma vida mais sustentável, contribuindo com a natureza e a sociedade? Mas e você, já pensou em como aplicar essa consciência quando o assunto é energia?

Sabe-se que, a partir de uma fonte limpa e renovável, é possível se ter energia sem a necessidade de rede elétrica! Fazendo com que nos tornemos capazes de ingressar na era da sustentabilidade.

Vamos lhe mostrar aqui, como isso é possível, com um sistema de energia solar fotovoltaica e, também, destacar a diferença entre dois tipos de tecnologia! Fique ligado!

 

Conceitos Básicos:

O sistema fotovoltaico de captação de energia solar converte a radiação do Sol em energia elétrica, gerando eletricidade de forma limpa, renovável e gratuita (após investimento no sistema em si). Com essa tecnologia, unidades consumidoras residenciais ou comerciais podem gerar a própria energia, inclusive ganhando créditos na conta de luz caso gastem menos do que produzirem. Já que a unidade pode estar ligada à rede, entregando à concessionária o excedente produzido em um mês. Essa modalidade é conhecida como on-grid. O modelo que não é ligado à rede é chamado de off-grid e tanto um quanto o outro têm suas vantagens.

 

On-Grid X Off-Grid: Como Diferenciar e Quais as Indicações?

 

 

Modelo On-grid:

Em inglês, significa “na rede”, ou seja, é o modelo de geração de energia solar que está conectado à rede pública de distribuição de energia elétrica do município. Desse modo, sempre que houver excedente na produção energética da unidade consumidora. Essa sobra é “entregue” à concessionária e retorna ao consumidor em forma de créditos que podem ser usados nas faturas dos meses seguintes.

Se a energia produzida pelas placas fotovoltaicas não for suficiente para atender à demanda, a rede elétrica compensa o que for necessário.

O sistema on-grid é indicado quando há proximidade da unidade consumidora com a rede pública de energia e quando a concessionária oferece essa possibilidade.

Para ligar o micro ou minigerador de energia solar residencial à rede elétrica, é necessária uma autorização e a aquisição de equipamentos próprios.

Modelo Off-Grid:

Em inglês, quer dizer “fora da rede”, pois se trata de um sistema autônomo, totalmente independente e isolado. Ou seja, não conectado à rede elétrica, que utiliza apenas a produção dos painéis fotovoltaicos.

Por isso, o sistema off-grid é mais utilizado em locais onde não há ligação com distribuidoras de energia. É recomendado para áreas rurais longe dos centros urbanos. Todo excedente da produção, nesse caso, é armazenado em baterias estacionárias, que garantem o funcionamento do sistema mesmo nos períodos em que a incidência de luz solar seja insuficiente.

Esse sistema fotovoltaico isolado, necessita de um tipo de armazenamento, baterias  para dispor de energia nos períodos em que não há energia fotovoltaica.  Nos sistemas de bombeamentos de água, por exemplo, geralmente,  a energia será armazenada em forma de energia potencial gravitacional, pois será armazenada em tanques  elevados.

 

Para ainda mais informações e soluções para economizar logo, acesse o link abaixo:

https://www.aldo.com.br/categoria/energia-solar/gerador-de-energia-solar-fotovoltaico/on-grid

 

Qual é o Melhor Tipo de Sistema Solar Fotovoltaico?

Se você precisa levar energia elétrica a um local longe de um centro urbano, e portanto longe da rede elétrica, como uma casa de fazenda ou de praia ou um acampamento, por exemplo, a escolha óbvia é um sistema solar fotovoltaico off-grid (lembrando que o termo correto é sistema fotovoltaico isolado da rede).

Se você quer gerar a sua própria energia na cidade, mas com custo muito inferior ao de desligar a sua casa da distribuidora local, e se você quer ter retorno de investimento (o que é bem difícil de se obter em um sistema solar fotovoltaico off-grid, se comparado com a rede elétrica), o ideal é que você instale um sistema fotovoltaico conectado à rede (On-grid).

Os custos para se ter um gerador solar fotovoltaico on-grid em uma residência na cidade podem ser menos da metade dos custos de um sistema fotovoltaico off-grid, pois grande parte do custo está no banco de baterias, que têm vida-útil muito menor que os módulos fotovoltaicos (placas solares)

Qual o custo de um sistema fotovoltaico conectado à rede? Peça um orçamento grátis e saiba o valor do projeto feito exclusivamente para você!

Sistemas Híbridos?

 

 

É possível ter o melhor dos dois mundos, investindo em um sistema fotovoltaico híbrido, que pode oferecer, ao mesmo tempo, a segurança de um sistema solar fotovoltaico off-grid (alimentar eletricamente os aparelhos, durante um apagão), e a economia de um sistema solar fotovoltaico on-grid (que injeta energia elétrica diretamente no quadro geral da casa, e alimenta os aparelhos através da rede, além de gerar créditos energéticos que são abatidos na conta de luz).

Porém, os custos de sistemas fotovoltaicos híbridos são bem superiores aos de sistemas on-grid (podem custar mais que o dobro), variando de acordo à capacidade desejada do banco de baterias. Quanto maior é a capacidade, maior é o custo.

 

Invista em seu Futuro Profissional

Se você quer garantir o seu lugar no ramo de Energia Solar Fotovoltaica é só clicar aqui: Quero me cadastrar gratuitamente na lista de espera do Treinamento da Confortec!

 

Não sabe onde comprar?

Aqui você terá acesso aos nossos produtos, onde poderá fazer suas próprias comparações de preços e marcas, além de poder realizar seu orçamento com praticidade ao clicar no botão de comprar do produto ou nos contatar pelo WhatsApp!

 

SOBRE NÓS

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *