Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

ENERGIA SOLAR: Como funciona? Confira aqui

[vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”12px”][vc_column_text]

ENERGIA SOLAR: Como funciona? Confira aqui!

Neste BLOG vamos falar sobre sistema de energia solar on Grid, ou sistema conectado a rede. Este modelo de instalação é o mais frequentemente utilizado para geração de energia elétrica solar para aplicação residencial e comercial

1. ENERGIA SOLAR, COMO FUNCIONA

Veja no video a seguir, como funciona o sistema solar conectado a rede:

Video sistema solar ON GRID, uma produção da Blue Sol Energia Solar.

Podemos observar o processo que transforma a energia solar em energia elétrica e a função de cada um dos dispositivos da instalação. Observamos por exemplo, que a função do insversor é transformar a energia coletada pelas placas fotovoltaicas em um padrão equivalente ao consumido pelos equipamentos elétricos instalados no imóvel.

2. CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS:

Os sistemas fotovoltaicos são classificados de acordo à forma como é feita a geração ou entrega da energia elétrica, em:- Sistemas On Grid;  – Sistemas Hibridos; – Sistemas Isolados;

2.1 Sistemas ON GRID OU SISTEMA CONECTADO A REDE:

 Este sistema caracteriza-se ON GRID por estar interligado com a rede elétrica da concessionária. Ele fornece energia para as redes da concessionária. Neste sistema, geralmente não há armazenamento e por isso, são mais eficientes.

Os sistemas ON-GRID dependem de regulamentação e legislação, pois precisam se adequar as normas definidas pela ANEEL para as concessionárias de energia e assim possibilitar a coneção com a rede.

No sistema solar ON GRID, a energia gerada é utilizada para suprir as cargas instaladas dentro do imóvel. O excedente (quantidade não consumida durante a geração), é automáticamente transferido para a rede da concessionária e se transforma em crédito de energia. Para que a energia enviada para a rede se transforme em crédito faz-se necessário a instalalação de um medidor bidirecional. Este contabiliza a quantidade de energia transferida para a rede e a quantidade consumida no imóvel. No final de cada período, a concessionária faz o balanço de consumo. Caso haja mais geração que consumo, o cliente terá créditos em kWh com a concessionária que poderão ser consumidos em até 60 meses após sua geração.

Caso, no final de 60 meses, ainda permanecerem créditos não consumidos, estes poderão ser transferidos para outros imóveis registrados no mesmo CPF do cliente.

2.2 DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

O dimensionamento de um sistema SOLAR ON GRID é realizado com base em informações coletadas junto ao cliente. entre as informações levadas em consideração para desenvolver um projeto solar podemos citar:

Equipe de Engenharia

  • Informações referentes ao consumo médio anual;
  • Necessidade de ampliar, manter, ou reduzir capacidade do projeto;
  • Localização do imóvel;
  • Orientação, inclinação e disponibilidade de área para instalação das placas coletoras;
  • Verificar sobre a incidência de sombras sobre a superficie em questão.

Tipo de conexão com a concessionária, mono, bi ou trifásica;

2.3 INSTALAÇÃO DO SISTEMA ENERGIA SOLAR

Após desenvolvido projeto e aprovado parecer de acesso, parte-se para a instalação do sistema.

A instalação do projeto, deve ser realizada por técnicos qualificados e treinados em instalação fotovoltaica, de modo a implementar uma solução orientada por norma e segura;

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][trx_image][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space height=”12px”][vc_empty_space height=”12px”][trx_image url=”3404″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

2.4 FORNECEDORES E EQUIPAMENTOS

A escolha do fornecedor de equipamentos e instalação é uma questão importante para o sucesso de seu investimento. Nesta hora, analise as opções de equipamento recomendado, credenciais e experiência da equipe de instalação, satisfação de clientes atendidos pela empresa.

Baixe gratuitamente mais informações!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *