19 mar 2022

Como Funciona a Energia Solar? Entenda em 2 Min

Como funciona a energia solar - Entenda em 2 Minutos

De forma sucinta, podemos entender como funciona a energia solar da seguinte maneira:

Placas fotovoltaicas são instaladas no telhado para que elas recebam os raios solares durante o dia e, assim, essa energia seja levada ao inversor.

Já no inversor, há a configuração da energia para as características dos seus equipamentos elétricos/eletrônicos, a fim de que os estes sejam abastecidos.

Simples, não é mesmo?

Neste vídeo você pode entender um pouco mais sobre como funciona a energia solar:

Energia Solar – Como Funciona?

Hoje, a energia solar em Farroupilha ou em qualquer lugar do Brasil é uma boa escolha. Por exemplo, em Farroupilha a Confortec já fez várias instalações de energia solar. Já são mais de 150 clientes economizando e gerando uma energia limpa e eficiente.

A seguir, entenda mais sobre o assunto.

Como Funciona Energia Solar?

Como Funciona Energia Solar?
Como Funciona Energia Solar?

Como visto anteriormente, a energia solar funciona de uma maneira muito simples:

  1. Placas fotovoltaicas são instaladas no telhado da sua casa;
  2. Durante o dia, as placas produzem energia a partir dos raios de sol;
  3. Essa energia é levada até o inversor instalado na sua casa;
  4. O inversor configura a energia para as características dos seus equipamentos elétricos/eletrônicos;
  5. Sua casa está abastecida com energia!

À noite, a produção de energia solar é descontinuada. Afinal, os raios de sol não estão presentes e, portanto, as placas não têm condições de geração. O excedente da geração durante o dia (créditos) retorna a noite compensando o seu consumo .

Já nos dias de chuva ou dias nublados, você não precisa se preocupar. A energia continuará sendo gerada – em menor proporção – pelas placas fotovoltaicas. Afinal, o sol está presente – embora não possa ser visto através das nuvens. Entender como funciona a energia solar é o passo número um para você considerar a instalação. Mas ainda há outros pontos que você precisa considerar. Continue lendo para entendê-los.

Quem tem energia solar paga a conta de luz?

Quem tem Energia Solar paga conta de luz?
Quem tem Energia Solar paga conta de luz?

A energia solar é uma das maneiras mais eficientes de consumir energia. Isso porque o sol está presente todos os dias e nos oferece possibilidades enormes para produção de energia eficiente, limpa e barata.

No entanto, esse “barato” não deve ser confundido com “de graça”. Até porque, mesmo que você tenha energia solar instalada na sua casa, ainda assim, você deverá pagar para a concessionária a taxa mínima de disponibilidade de acordo com o padrão de conexão, mono, bi ou trifásico. 

Por que isso acontece? Porque você precisa continuar abastecendo a sua casa com energia durante a noite. 

À noite, as placas fotovoltaicas não recebem raios de sol e, por isso, não produzem energia.

Mas não se preocupe: você pagará somente a taxa mínima de disponibilidade, acrescido do ICMS  relacionada ao consumo de energia da rede. E o valor vai depender de região para região.

Quando compensa colocar energia solar?

Em que momento devo colocar Energia Solar?
Em que momento devo colocar Energia Solar?

A energia solar compensa em praticamente todas as variáveis e características, uma vez que você pode comprar os equipamentos para captação apenas uma vez, e utilizá-los por anos. É como se você tivesse energia de graça, dentro da sua casa.

Em contrapartida, para aquelas contas mais altas e que ultrapassam constantemente R$ 300 ao mês, a instalação é extremamente vantajosa. Você notará uma redução drástica no custo mensal já no primeiro mês, pois ao invés de pagar a conta de luz, você pagará o financiamento do sistema e as parcelas não serão tão altas.

A energia solar é ótima, tanto para os aparelhos de uso diário, tipo a geladeira, quanto para os aparelhos de uso sazonal, como o abastecimento do ar-condicionado.

Mas para que a eficiência da sua instalação seja a máxima possível, aparelhos de uso contínuo à noite, como os citados anteriormente, podem ser abastecidos com energia da rede comum. Isso garante que eles não parem de funcionar – e você pagará somente pela taxa de utilização da rede elétrica.

Qual é a desvantagem da energia solar?

Desvantagens da Energia Solar
Desvantagens da Energia Solar

As vantagens e desvantagens da energia solar são inúmeras. No entanto, as vantagens geralmente vão se sobrepor as desvantagens em um período médio/longo de tempo. Mas algumas desvantagens, claro, ainda são percebidas, como:

  • Pouco estímulo do Brasil para o sistema fotovoltáico;
  • Custo alto na aquisição dos equipamentos;
  • O sistema não gera energia durante a noite.

Embora não seja perfeito, o sistema de energia solar é quase. Até porque, todas essas desvantagens podem ser contornadas a partir de várias estratégias. Financiamentos com parcelas baixas, união de energia solar com energia da rede e outras manobras ajudam a deixar o projeto valioso e viável para o cliente final.

Quais são as vantagens da energia solar?

E as vantagens, quais são? Bom, para falar das vantagens, podemos fazer uma lista enorme de possibilidades, como:

  • É uma energia limpa;
  • Produção silenciosa;
  • No longo prazo você tem energia gratuita;
  • Instalação rápida;
  • Pouca manutenção;
  • Dura mais de 25 anos;
  • Você pode financiar o valor de instalação (e pagar pouco por mês);
  • Valoriza o imóvel;
  • E muitas outras coisas.

Implemente a energia solar na sua casa ainda hoje e comece a economizar!

Como Funciona Energia Solar em uma Residência, Sítio e Indústria?

A energia solar pode ser instalada tanto em residências comuns, como em sítios ou indústrias. E cada um desses lugares têm características específicas que devem ser consideradas. Veja abaixo.

Energia Solar para Residências

A energia solar não é um produto exclusivo para grandes empresas. A energia solar é acessível até mesmo para residências comuns. E você certamente já viu essa instalação em alguma casa do seu bairro. Basta observar o telhado: se houver placas fotovoltaicas lá em cima, é porque há energia solar implementada.

Energia Solar para Sítio

Para os sítios, a energia solar pode ser uma verdadeira solução para economizar e otimizar os processos. Afinal, você não depende mais da energia da rede para alimentar todos os setores do sítio e economiza muito dinheiro por isso.

Energia Solar para Indústrias

E para as indústrias, o mesmo acontece: você passa a gerir máquinas e escritórios a partir da energia solar. Tudo que você precisa fazer é implementar as placas fotovoltaicas em cima do telhado dos galpões ou até mesmo no chão – se houver espaço útil para isso. 

Após a instalação da energia solar na indústria, basta acompanhar a geração a partir da tela do seu celular, com aplicativo próprio para isso.
Comece a economizar dinheiro ainda hoje. Faça um orçamento para instalar energia solar na sua casa, sítio ou indústria com a Confortec. Veja qual é a melhor solução e linha de crédito para o seu projeto e comece a gerar energia assim que os equipamentos estiverem posicionados!

Conheça também como funciona a aplicação de energia solar para pequenas unidades consumidoras.

Compartilhe:
Categorias
Aproveitamento de água
Aquecedor de Passagem
Aquecimento Solar
Climatização de ambientes
Diversos
Energia Solar
Geral
Treinamento
Uncategorized
Posts mais lidos
Vídeos do Youtube
Nossas Redes Sociais
Fale Conosco

2022. Confortec – Soluções sustentáveis e confortáveis para seu lar e empresa! Desenvolvido e Hospedado por Seu Site Feito