De forma sucinta, podemos entender como funciona a energia solar da seguinte maneira:
Placas fotovoltaicas são instaladas no telhado para que elas recebam os raios solares durante o dia e, assim, essa energia seja levada ao inversor.
Já no inversor, há a configuração da energia para as características dos seus equipamentos elétricos/eletrônicos, a fim de que os estes sejam abastecidos.
Simples, não é mesmo?
Neste vídeo você pode entender um pouco mais sobre como funciona a energia solar:
Hoje, a energia solar em Farroupilha ou em qualquer lugar do Brasil é uma boa escolha. Por exemplo, em Farroupilha a Confortec já fez várias instalações de energia solar. Já são mais de 150 clientes economizando e gerando uma energia limpa e eficiente.
A seguir, entenda mais sobre o assunto.
Como visto anteriormente, a energia solar funciona de uma maneira muito simples:
À noite, a produção de energia solar é descontinuada. Afinal, os raios de sol não estão presentes e, portanto, as placas não têm condições de geração. O excedente da geração durante o dia (créditos) retorna a noite compensando o seu consumo .
Já nos dias de chuva ou dias nublados, você não precisa se preocupar. A energia continuará sendo gerada – em menor proporção – pelas placas fotovoltaicas. Afinal, o sol está presente – embora não possa ser visto através das nuvens. Entender como funciona a energia solar é o passo número um para você considerar a instalação. Mas ainda há outros pontos que você precisa considerar. Continue lendo para entendê-los.
A energia solar é uma das maneiras mais eficientes de consumir energia. Isso porque o sol está presente todos os dias e nos oferece possibilidades enormes para produção de energia eficiente, limpa e barata.
No entanto, esse “barato” não deve ser confundido com “de graça”. Até porque, mesmo que você tenha energia solar instalada na sua casa, ainda assim, você deverá pagar para a concessionária a taxa mínima de disponibilidade de acordo com o padrão de conexão, mono, bi ou trifásico.
Por que isso acontece? Porque você precisa continuar abastecendo a sua casa com energia durante a noite.
À noite, as placas fotovoltaicas não recebem raios de sol e, por isso, não produzem energia.
Mas não se preocupe: você pagará somente a taxa mínima de disponibilidade, acrescido do ICMS relacionada ao consumo de energia da rede. E o valor vai depender de região para região.
A energia solar compensa em praticamente todas as variáveis e características, uma vez que você pode comprar os equipamentos para captação apenas uma vez, e utilizá-los por anos. É como se você tivesse energia de graça, dentro da sua casa.
Em contrapartida, para aquelas contas mais altas e que ultrapassam constantemente R$ 300 ao mês, a instalação é extremamente vantajosa. Você notará uma redução drástica no custo mensal já no primeiro mês, pois ao invés de pagar a conta de luz, você pagará o financiamento do sistema e as parcelas não serão tão altas.
A energia solar é ótima, tanto para os aparelhos de uso diário, tipo a geladeira, quanto para os aparelhos de uso sazonal, como o abastecimento do ar-condicionado.
Mas para que a eficiência da sua instalação seja a máxima possível, aparelhos de uso contínuo à noite, como os citados anteriormente, podem ser abastecidos com energia da rede comum. Isso garante que eles não parem de funcionar – e você pagará somente pela taxa de utilização da rede elétrica.
As vantagens e desvantagens da energia solar são inúmeras. No entanto, as vantagens geralmente vão se sobrepor as desvantagens em um período médio/longo de tempo. Mas algumas desvantagens, claro, ainda são percebidas, como:
Embora não seja perfeito, o sistema de energia solar é quase. Até porque, todas essas desvantagens podem ser contornadas a partir de várias estratégias. Financiamentos com parcelas baixas, união de energia solar com energia da rede e outras manobras ajudam a deixar o projeto valioso e viável para o cliente final.
E as vantagens, quais são? Bom, para falar das vantagens, podemos fazer uma lista enorme de possibilidades, como:
Implemente a energia solar na sua casa ainda hoje e comece a economizar!
A energia solar pode ser instalada tanto em residências comuns, como em sítios ou indústrias. E cada um desses lugares têm características específicas que devem ser consideradas. Veja abaixo.
A energia solar não é um produto exclusivo para grandes empresas. A energia solar é acessível até mesmo para residências comuns. E você certamente já viu essa instalação em alguma casa do seu bairro. Basta observar o telhado: se houver placas fotovoltaicas lá em cima, é porque há energia solar implementada.
Para os sítios, a energia solar pode ser uma verdadeira solução para economizar e otimizar os processos. Afinal, você não depende mais da energia da rede para alimentar todos os setores do sítio e economiza muito dinheiro por isso.
E para as indústrias, o mesmo acontece: você passa a gerir máquinas e escritórios a partir da energia solar. Tudo que você precisa fazer é implementar as placas fotovoltaicas em cima do telhado dos galpões ou até mesmo no chão – se houver espaço útil para isso.
Após a instalação da energia solar na indústria, basta acompanhar a geração a partir da tela do seu celular, com aplicativo próprio para isso.
Comece a economizar dinheiro ainda hoje. Faça um orçamento para instalar energia solar na sua casa, sítio ou indústria com a Confortec. Veja qual é a melhor solução e linha de crédito para o seu projeto e comece a gerar energia assim que os equipamentos estiverem posicionados!
Conheça também como funciona a aplicação de energia solar para pequenas unidades consumidoras.
2022. Confortec – Soluções sustentáveis e confortáveis para seu lar e empresa! Desenvolvido e Hospedado por Seu Site Feito