Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Aquecimento solar por termossifão

Aquecimento solar: instale você mesmo

Você já imaginou realizar a própria instalação do seu sistema de aquecimento solar? Isso é possível e mais fácil do que você imagina

 

Aquecimento Solar Confortec

A instalação de um sistema de aquecimento solar de água traz uma série de benefícios, sejam eles econômicos ou ambientais. O sistema absorve os raios solares por meio de placas que aquecem a água que será armazenada em um tanque isolado termicamente.

Neste artigo, vamos abordar especificamente o aquecimento solar de baixa pressão, que funciona por sistema de TERMOSSIFÃO.

O que é o termo sifão?

Trata-se de um sistema de circulação natural, acionado pelo aquecimento da água contida na placa solar pela incidência do sol.  A placa absorve a irradiação do sol e transfere o calor para a água que se encontra dentro do coletor solar. O aquecimento da água gera uma diferença de densidade entre a água fria e a quente. Com menor densidade da água quente, ela tende a subir e assim inicia-se a circulação natural. Para favorecer uma boa circulação natural, deve-se respeitar alguns requisitos.

Vejamos:

PARÂMETROS DE INSTALAÇÃO

Para instalação deve-se seguir algumas medidas importantes, tais como:

CAIXA D’ÁGUA:

Deve ser instalada acima da lâmina de água do boiler com uma altura máxima de 5mca;

BOILER:

Deve ser instalado entre 20 e 40 cm acima do topo superior da placa coletora e o nível inferior do boiler deve estar entre 15 cm e 5 m abaixo do nível superior da caixa de água.

PLACA SOLAR:

Deve ser instalada com a borda superior da placa de 20 a 40 cm abaixo do nível inferior do boiler.

A distância total de tubulação entre boiler e placa, incluindo curvas, não deve exceder 14 m lineares de tubulação.

Confira também muitas dicas e novidades em nosso canal no You Tube!

RESPIRO OBRIGATÓRIO:

É um item muito importante na instalação. Serve para retirada de ar do sistema, gerado pelo aquecimento da água que faz com que a pressão interna do boiler aumente. Ele deve ser instalado na tubulação de saída da água quente, por meio de uma conexão “T” antes do registro de saída que alimenta a água para consumo. Ele deve ser montado sem sifão, em aclive constante e sem registro. A altura deve ser de 30 cm superior ao nível da caixa d’água. Confira a imagem a seguir:

Esquema telhado alto termosifão

Legenda:

1 – Água quente para consumo;

2 – Tubulação de retorno placa solar;

3 – Tubulação de alimentação da placa solar;

4 – Tubulação de alimentação do boiler;

5 – Resistência elétrica;

6 – Tubulação de respiro.

A instalação é relativamente simples, atente para os detalhes e fique tranquilo.

ORIENTAÇÃO DAS PLACAS

A placa solar deve ser orientada para o norte com inclinação de acordo com a latitude do local mais 10 graus, desde que não ultrapasse 45 graus. Caso a orientação norte não seja possível, deve-se:

– Instalar a placa para orientação oeste, pois no período da tarde em geral, a temperatura está favorável ao aquecimento de água;

– Quando a orientação ficar acima de 30 graus deslocado do norte, deve-se complementar o aquecimento aumentando o número de placas.

SOMBREAMENTO NAS PLACAS DE AQUECIMENTO SOLAR

O desempenho de um sistema solar é diretamente proporcional à incidência solar sobre os coletores. Torna-se necessário avaliar a possibilidade de ocorrência de sombras sobre os coletores. Deve-se atentar para alguns itens importantes, como inclinação solar no inverno e no verão, existência de construções, prédios, muros, terrenos baldios e plantas.

DIMENSIONAMENTO SISTEMA SOLAR

Para o correto dimensionamento de um sistema solar, para projeto e execução de instalações de água quente é obrigatório seguir todas as recomendações abordadas na norma ABNT NBR 7198.

Algumas informações relacionadas ao consumo do imóvel podem ser desenvolvidas com o proprietário da obra em função do fim a que se destina.

Veja neste link as melhores soluções para seu Sistema de Aquecimento Solar

DIMENSIONAMENTO DA ÁREA DE COLETORES SOLARES

A área do coletor solar depende de alguns fatores, dentre eles temos:

– Localização geográfica do imóvel (região norte, sul);

– Orientação disponível (norte, oeste);

– Inclinação do telhado (longitude + 10 graus);

– Do volume de água a ser aquecido.

Entre em contato e solicite seu orçamento. Temos a solução ideal para você!

  • Invista em seu Futuro Profissional

Se você quer saber um pouco mais sobre como o aquecimento solar de água é uma área de atuação promissora e pode ajudar a alavancar os seus resultados financeiros é só clicar aqui: Quero entender como funciona o Treinamento da Confortec!

 

SOBRE NÓS

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.

 

Artigos Relacionados

16 comentários

    1. Bom dia Paulo! É possível sim! Vou deixar um link aqui ao lado, verifique a “Opção 3” da segunda figura desse link, é exatamente a opção que tu comentaste: https://confortec.com.br/aquecimento-solar/
      Caso ainda ficar com dúvidas, pode me chamar por este número, tanto para aprender mais, quanto para adquirir produtos de qualidade: (54) 99913-7104

  1. Boa tarde
    Trabalho de encanador a muito tempo e agora estou interessado em adquirir experiências no sistema de aquecimento de agua para residências e pequenos comércios como pet shop e hotéis.

    1. Bom dia, Cícero!
      Logo abriremos uma lista de espera onde você poderá de cadastrar para participar do nosso novo curso de instalação e manutenção do sistema de aquecimento solar de água! Pode nos contatar por este número que te enviamos o link assim que a lista estiver liberada: (54) 9.8124-0172

  2. Boa tarde
    Trabalho de encanador a muito tempo e agora estou interessado em adquirir experiências no sistema de aquecimento de agua para residências e pequenos comércios como pet shop e hotéis.
    Aquecimento de água solar.

  3. Olá, boa tarde. Quando tem uma casa com uma extensão grande e nas duas pontas da casa tem aparelhos que vão utilizar a água aquecida , é necessário dois boiler ? E como seria se fosse dois boiler ? Tem alguma distância maxima do boiler até a caixa da água ?

    1. Existem algumas opções neste caso, uma delas seria você ter um único boiler e um sistema de recirculação que faz com que a água aquecida esteja pronta para consumo.
      A outra forma poderia ser utilizar dois boiler: Neste caso, importante ver a configuração da instalação, basicamente uma questão de nível entre o boiler e a caixa de água!
      Espero ter respondido sua pergunta, qualquer coisa pode entrar em contato, caso queira um orçamento sem compromisso: (54) 981121637

    1. Bom dia, Valdecy! A dúvida seria sobre o aquecimento solar direto na caixa d´água? Pode ser feito, porém a caixa de água não é térmica, portanto perderá a caloria recebida para o ambiente!

  4. Se tenho um pavilhão com banho a 40 metros de distância do boiler de 200 litros com aquecimento solar alta pressão e pressurisador. Chega o água quente ao pavilhão ?

    1. Bom dia, juan! Sim, a água quente chega, porém terá uma grande perda térmica. Essa perda térmica é proporcional à qualidade do isolamento térmico da tubulação! O ideal é que o boiler fique o mais próximo possível do ponto de consumo. Mas sim, a água quente chegará ao pavilhão.

    1. Bom dia, Amarildo! Se você estiver falando da válvula desviadora de pressão, não, o boiler não pode trabalhar em conjunto com esta válvula. Seja esse boiler de baixa ou alta pressão, não se utiliza pressão direto da rua por conta da instabilidade dessa pressão. Supondo que você utilize essa válvula, com pressão vinda da rua, os riscos de que você perca seu boiler é alto devido à instabilidade que comentamos anteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *