16 fev 2017

Aquecimento solar: instale você mesmo

Aquecimento solar por termossifão

Você já imaginou realizar a própria instalação do seu sistema de aquecimento solar? Isso é possível e mais fácil do que você imagina

 

Aquecimento Solar Confortec

A instalação de um sistema de aquecimento solar de água traz uma série de benefícios, sejam eles econômicos ou ambientais. O sistema absorve os raios solares por meio de placas que aquecem a água que será armazenada em um tanque isolado termicamente.

Neste artigo, vamos abordar especificamente o aquecimento solar de baixa pressão, que funciona por sistema de TERMOSSIFÃO.

O que é o termo sifão?

Trata-se de um sistema de circulação natural, acionado pelo aquecimento da água contida na placa solar pela incidência do sol.  A placa absorve a irradiação do sol e transfere o calor para a água que se encontra dentro do coletor solar. O aquecimento da água gera uma diferença de densidade entre a água fria e a quente. Com menor densidade da água quente, ela tende a subir e assim inicia-se a circulação natural. Para favorecer uma boa circulação natural, deve-se respeitar alguns requisitos.

Vejamos:

PARÂMETROS DE INSTALAÇÃO

Para instalação deve-se seguir algumas medidas importantes, tais como:

CAIXA D’ÁGUA:

Deve ser instalada acima da lâmina de água do boiler com uma altura máxima de 5mca;

BOILER:

Deve ser instalado entre 20 e 40 cm acima do topo superior da placa coletora e o nível inferior do boiler deve estar entre 15 cm e 5 m abaixo do nível superior da caixa de água.

PLACA SOLAR:

Deve ser instalada com a borda superior da placa de 20 a 40 cm abaixo do nível inferior do boiler.

A distância total de tubulação entre boiler e placa, incluindo curvas, não deve exceder 14 m lineares de tubulação.

Confira também muitas dicas e novidades em nosso canal no You Tube!

RESPIRO OBRIGATÓRIO:

É um item muito importante na instalação. Serve para retirada de ar do sistema, gerado pelo aquecimento da água que faz com que a pressão interna do boiler aumente. Ele deve ser instalado na tubulação de saída da água quente, por meio de uma conexão “T” antes do registro de saída que alimenta a água para consumo. Ele deve ser montado sem sifão, em aclive constante e sem registro. A altura deve ser de 30 cm superior ao nível da caixa d’água. Confira a imagem a seguir:

Esquema telhado alto termosifão

Legenda:

1 – Água quente para consumo;

2 – Tubulação de retorno placa solar;

3 – Tubulação de alimentação da placa solar;

4 – Tubulação de alimentação do boiler;

5 – Resistência elétrica;

6 – Tubulação de respiro.

A instalação é relativamente simples, atente para os detalhes e fique tranquilo.

ORIENTAÇÃO DAS PLACAS

A placa solar deve ser orientada para o norte com inclinação de acordo com a latitude do local mais 10 graus, desde que não ultrapasse 45 graus. Caso a orientação norte não seja possível, deve-se:

– Instalar a placa para orientação oeste, pois no período da tarde em geral, a temperatura está favorável ao aquecimento de água;

– Quando a orientação ficar acima de 30 graus deslocado do norte, deve-se complementar o aquecimento aumentando o número de placas.

SOMBREAMENTO NAS PLACAS DE AQUECIMENTO SOLAR

O desempenho de um sistema solar é diretamente proporcional à incidência solar sobre os coletores. Torna-se necessário avaliar a possibilidade de ocorrência de sombras sobre os coletores. Deve-se atentar para alguns itens importantes, como inclinação solar no inverno e no verão, existência de construções, prédios, muros, terrenos baldios e plantas.

DIMENSIONAMENTO SISTEMA SOLAR

Para o correto dimensionamento de um sistema solar, para projeto e execução de instalações de água quente é obrigatório seguir todas as recomendações abordadas na norma ABNT NBR 7198.

Algumas informações relacionadas ao consumo do imóvel podem ser desenvolvidas com o proprietário da obra em função do fim a que se destina.

Veja neste link as melhores soluções para seu Sistema de Aquecimento Solar

DIMENSIONAMENTO DA ÁREA DE COLETORES SOLARES

A área do coletor solar depende de alguns fatores, dentre eles temos:

– Localização geográfica do imóvel (região norte, sul);

– Orientação disponível (norte, oeste);

– Inclinação do telhado (longitude + 10 graus);

– Do volume de água a ser aquecido.

Entre em contato e solicite seu orçamento. Temos a solução ideal para você!

  • Invista em seu Futuro Profissional

Se você quer saber um pouco mais sobre como o aquecimento solar de água é uma área de atuação promissora e pode ajudar a alavancar os seus resultados financeiros é só clicar aqui: Quero entender como funciona o Treinamento da Confortec!

 

SOBRE NÓS

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.

 

Compartilhe:

Categorias
Aproveitamento de água
Aquecedor de Passagem
Aquecimento Solar
Climatização de ambientes
Diversos
Energia Solar
Geral
Treinamento
Uncategorized
Posts mais lidos
Vídeos do Youtube
Nossas Redes Sociais
Fale Conosco

2022. Confortec – Soluções sustentáveis e confortáveis para seu lar e empresa! Desenvolvido e Hospedado por Seu Site Feito