aquecimento solar

Você já imaginou realizar a própria instalação do seu sistema de aquecimento solar? Isso é possível e mais fácil do que você imagina

A instalação de um sistema de aquecimento solar de água traz uma série de benefícios, sejam eles econômicos ou ambientais. O sistema absorve os raios solares por meio de placas que aquecem a água que será armazenada em um tanque isolado termicamente.

Neste artigo, vamos abordar especificamente o aquecimento solar de baixa pressão, que funciona por sistema de TERMOSSIFÃO.

O que é o termo sifão?

Trata-se de um sistema de circulação natural, acionado pelo aquecimento da água contida na placa solar pela incidência do sol.  A placa absorve a irradiação do sol e transfere o calor para a água que se encontra dentro do coletor solar. O aquecimento da água gera uma diferença de densidade entre a água fria e a quente. Com menor densidade da água quente, ela tende a subir e assim inicia-se a circulação natural. Para favorecer uma boa circulação natural, deve-se respeitar alguns requisitos.

Vejamos:

PARÂMETROS DE INSTALAÇÃO

Para instalação deve-se seguir algumas medidas importantes, tais como:

CAIXA D’ÁGUA:

Deve ser instalada acima da lâmina de água do boiler com uma altura máxima de 5mca;

BOILER:

Deve ser instalado entre 20 e 40 cm acima do topo superior da placa coletora e o nível inferior do boiler deve estar entre 15 cm e 5 m abaixo do nível superior da caixa de água.

PLACA SOLAR:

Deve ser instalada com a borda superior da placa de 20 a 40 cm abaixo do nível inferior do boiler.

A distância total de tubulação entre boiler e placa, incluindo curvas, não deve exceder 14 m lineares de tubulação.

Confira também muitas dicas e novidades em nosso canal no You Tube!

RESPIRO OBRIGATÓRIO:

É um item muito importante na instalação. Serve para retirada de ar do sistema, gerado pelo aquecimento da água que faz com que a pressão interna do boiler aumente. Ele deve ser instalado na tubulação de saída da água quente, por meio de uma conexão “T” antes do registro de saída que alimenta a água para consumo. Ele deve ser montado sem sifão, em aclive constante e sem registro. A altura deve ser de 30 cm superior ao nível da caixa d’água. Confira a imagem a seguir:

Esquema telhado alto termosifão

Legenda:

1 – Água quente para consumo;

2 – Tubulação de retorno placa solar;

3 – Tubulação de alimentação da placa solar;

4 – Tubulação de alimentação do boiler;

5 – Resistência elétrica;

6 – Tubulação de respiro.

A instalação é relativamente simples, atente para os detalhes e fique tranquilo.

ORIENTAÇÃO DAS PLACAS

A placa solar deve ser orientada para o norte com inclinação de acordo com a latitude do local mais 10 graus, desde que não ultrapasse 45 graus. Caso a orientação norte não seja possível, deve-se:

– Instalar a placa para orientação oeste, pois no período da tarde em geral, a temperatura está favorável ao aquecimento de água;

– Quando a orientação ficar acima de 30 graus deslocado do norte, deve-se complementar o aquecimento aumentando o número de placas.

SOMBREAMENTO NAS PLACAS DE AQUECIMENTO SOLAR

O desempenho de um sistema solar é diretamente proporcional à incidência solar sobre os coletores. Torna-se necessário avaliar a possibilidade de ocorrência de sombras sobre os coletores. Deve-se atentar para alguns itens importantes, como inclinação solar no inverno e no verão, existência de construções, prédios, muros, terrenos baldios e plantas.

DIMENSIONAMENTO SISTEMA SOLAR

Para o correto dimensionamento de um sistema solar, para projeto e execução de instalações de água quente é obrigatório seguir todas as recomendações abordadas na norma ABNT NBR 7198.

Algumas informações relacionadas ao consumo do imóvel podem ser desenvolvidas com o proprietário da obra em função do fim a que se destina.

Veja neste link as melhores soluções para seu Sistema de Aquecimento Solar

DIMENSIONAMENTO DA ÁREA DE COLETORES SOLARES

A área do coletor solar depende de alguns fatores, dentre eles temos:

– Localização geográfica do imóvel (região norte, sul);

– Orientação disponível (norte, oeste);

– Inclinação do telhado (longitude + 10 graus);

– Do volume de água a ser aquecido.

Entre em contato e solicite seu orçamento. Temos a solução ideal para você!

SOBRE NÓS

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Powered by