Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Energia elétrica

Você está construindo ou reformando seu imóvel?

Você está construindo ou reformando seu imóvel?

Quando você está reformando ou construindo um imóvel é normal ter algumas dúvidas sobre o fornecimento de energia elétrica por isso com base nos direitos e compromissos do consumidor relacionados a este tema, regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vamos lhe apresentar alguns dos seus direitos.

Instalação Gratuita de energia elétrica

Se seu imóvel ainda não é atendido pelo fornecimento de energia, você pode solicitar de graça a visita da distribuidora para interligação à rede, a menos que sua obra seja de iluminação pública. Para tanto, basta que a carga a ser instalada seja menor ou igual a 50 quilowatts (kW) e que o fornecimento seja em baixa tensão, inferior a 2,3 quilovolts (kV). A distribuidora tem dois dias úteis para atender a pedidos de ligação de energia elétrica.
No caso do imóvel ser em área rural, o prazo para a ligação é de cinco dias úteis. O consumidor em área rural tem também direito a receber gratuitamente a instalação de padrão de entrada, do ramal de conexão e do kit de instalação interna, quando a ligação for monofásica ou bifásica.

Mas Atenção! É responsabilidade do consumidor a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas da unidade consumidora, de acordo com as normas oficiais brasileiras. Ele deve também responder pela guarda e integridade dos equipamentos de medição quando instalados no interior de sua propriedade.

Atendimento gratuito

De acordo com a ANEEL, o atendimento via telefone das distribuidoras é gratuito, disponível 24 (vinte e quatro) horas por dia e sete dias por semana para a solução de problemas emergenciais.

A distribuidora deve prover estrutura adequada para apresentação de solicitações e reclamações. O consumidor tem o direito de receber resposta imediata às informações solicitadas e a solução de suas reclamações no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, ressalvados os prazos específicos previstos na legislação.

Atenção! Cabe ao consumidor manter livre, aos empregados e representantes da distribuidora, para fins de inspeção e leitura, o acesso às instalações da unidade consumidora relacionadas com a medição e proteção.

Aumento de carga gratuito

A distribuidora de energia elétrica deve oferecer, gratuitamente, o serviço de aumento de carga, desde que a carga instalada após o aumento não ultrapasse 50 kW e que não seja necessário aumentar o número de fases da rede em tensão igual ou superior a 2,3 kV.

Mas Atenção! O consumidor deve consultar a distribuidora quando o aumento de carga ou geração instalada da unidade consumidora exigir a elevação da potência disponibilizada. Também precisa informar caso haja alterações da atividade exercida (ex.: residencial; comercial; industrial; rural etc.) na unidade consumidora.

Orientação para eficiência energética

O consumidor possui o direito de ser informado sobre como utilizar a energia elétrica de modo mais eficiente e seguro, garantindo um menor desperdício de energia.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e tire suas duvidas! 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *