Confortec Aquecimento de Água a Gás / Solar e Energia Solar em Farroupilha RS
03 de junho de 2022

Quais são as vantagens e desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica?

Energia Solar Fotovoltaica
Conteúdo do Post
Gostou? Compartilhe

Entender as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica pode lhe ajudar a colocar em prática esse tipo de estratégia energética. Isso porque a energia solar vem ganhando mais visibilidade, porém, nem todo mundo compreende todos os benefícios que ela pode apresentar.

Além disso, alguns “mitos” podem fazer com que determinadas pessoas deixem de investir nessa energia limpa, simplesmente por crer que ela possa ser “cara demais”, por exemplo.

Pensando nesses fatores, fizemos este guia informativo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

Vantagens e Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica
Vantagens e Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica

Vantagens de investir na Energia Solar Fotovoltaica

Vamos começar pelo lado mais positivo dessa história? A energia solar fotovoltaica pode promover uma série de vantagens e benefícios para quem instalá-la em sua residência ou empresa. Conheça mais sobre cada uma das vantagens:

1. Baixo impacto ambiental

Todo mundo sabe que a energia solar fotovoltaica é considerada uma energia limpa. Isso porque ela não precisa extrair nenhuma matéria prima da natureza, uma vez que a sua produção decorre da energia do sol. Além disso, não despeja poluentes no meio ambiente, garantindo a proteção ambiental que o nosso planeta merece.

2. Instalação rápida e simples

A instalação das placas fotovoltaicas costuma ser relativamente rápida e simples. Isso quer dizer que você não terá que se preocupar com uma instalação muito demorada e que atrapalhe o desenvolvimento da sua obra ou projeto.

3. Fonte de energia renovável

A fonte de energia solar é completamente renovável. Hoje você consome a energia produzida e, amanhã, o sol irá abastecer a sua casa mais uma vez. Assim serão todos os dias, durante toda a vida útil das placas instaladas.

Energia Solar Fotovoltaica - Confortec
Energia Solar Fotovoltaica – Confortec

4. Longa vida útil

E por falar em vida útil, essa é mais uma das vantagens da energia solar: estima-se que uma placa, quando bem cuidada e higienizada, pode manter o seu funcionamento e sua qualidade por, pelo menos, 25 anos!

5. Custo-benefício

O custo-benefício também garante muita satisfação para aqueles que procuram investir na energia solar. Isso porque você conseguirá reduzir os custos com a energia, além de que as placas se pagam em 7 anos e duram 25. São 18 anos usando as placas fotovoltaicas “de graça”, podemos assim dizer. 

6. Funcionamento silencioso e discreto

Muitas pessoas que buscam saber mais sobre as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica se perguntam com relação à poluição sonora. Afinal, grande parte dos geradores de energia convencionais podem ser bastante “barulhentos”, causando um desconforto nos moradores.

No entanto, no caso da energia solar isso não acontece! Você poderá desfrutar de um equipamento silencioso e muito funcional. 

7. Não necessita de manutenções recorrentes

Sabe aqueles equipamentos eletrônicos e tecnológicos que exigem uma manutenção recorrente e com altos custos? Pois é… Com a energia solar você não terá que lidar com esse tipo de problema. Pelo contrário!

As placas são tão autossuficientes que a manutenção será bastante escassa e espaçada. 

8. Economia de até 95% na conta de energia

Economize até 95% na conta de energia ao investir em instalações abastecidas com energia solar. E assim, usufrua do custo-benefício que esse tipo de infraestrutura pode oferecer a você.

9. Pode ser instalada em áreas nas quais a energia convencional não chega

Outro ponto muito interessante sobre a energia solar fotovoltaica e suas vantagens é com relação à facilidade da instalação.

Alguns locais podem não receber energia elétrica via fiação, por uma série de motivos. Porém, com a facilidade de instalar a energia solar, esse problema poderá ser facilmente sanado. 

Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica
Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica?

Desvantagens de investir na Energia Solar Fotovoltaica

Como mencionamos no começo deste artigo, fizemos este guia para que você possa conhecer as vantagens e desvantagens de energia solar. Assim se torna possível analisar se esta é uma boa opção para a sua casa ou empresa, certo?

Portanto, agora que você já viu as vantagens, vamos às potenciais desvantagens:

1. Custo inicial que pode ser abatido

O custo inicial costuma “assustar” a maior parte das pessoas. Porém, aqui vale um adendo: se pensarmos no custo-benefício e no quanto economizaremos no longo prazo, vemos que os custos são mais baixos do que imaginávamos. Cabe a você analisar se isso é uma vantagem ou desvantagem.

2. Não funciona à noite em sistemas sem baterias

Se você não optar por um sistema de baterias, pode ser que tenha que ficar sem energia elétrica à noite. Por isso, a energia solar pode ser algo um pouco ruim para quem tem empresas que trabalham no turno noturno.

3. Baixo incentivo no país

Infelizmente, a energia solar ainda é pouco incentivada no país. Isso pode ser, inclusive, um dos motivos para o seu alto custo de adesão. Afinal, a quantidade de empresas focadas na prestação de serviços voltados à energia solar ainda é pequena, fazendo com que não haja concorrência e os valores sejam elevados.

Além disso, a falta de cultura de cuidado com o meio ambiente e uso de energias renováveis também pode provocar algum tipo de “distanciamento” com esse tipo de energia.

Confortec - Vantagens e Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica
Confortec – Vantagens e Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica

4. Baixa capacidade de armazenamento

A energia solar pode até ser armazenada, porém, a sua capacidade de armazenamento ainda é pequena, se comparada a alguns tipos de baterias. Por isso, pode não ser uma boa alternativa em algumas circunstâncias. Cabe a você saber analisar até que ponto é viável.

Lembrando que à noite você pode consumir a energia elétrica convencional e, durante o dia, a solar, garantindo muita economia e cuidados com o ambiente.

Vale a pena investir em Energia Solar? 

De forma geral, sim. Afinal, você economiza, cuida do ambiente, tem uma instalação rápida da sua energia e ainda tem baixo investimento em manutenções. Tudo isso, somado no longo prazo, pode fazer com que a aquisição de placas fotovoltaicas valham muito a pena.

O que você acha?

Compartilhe:
Comentários
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Fale Conosco

2022. Confortec – Soluções sustentáveis e confortáveis para seu lar e empresa! Desenvolvido e Hospedado por Seu Site Feito