Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Para aquecedor de passagem, qual melhor tipo de gás GN ou GLP?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Qual é o melhor tipo de gás GN ou GLP?

Na verdade, não podemos afirmar qual o melhor tipo de gás. Tanto o GLP como o GN tem suas vantagens e desvantagens. Porém, o uso de qualquer um desses gases acaba gerando resultado equivalente.

Esses dois gases pertencem a tipos diferentes, os dois são derivados do petróleo, sendo que o GN se encontra acumulado no entorno das reservas de petróleo e o GLP é um subproduto (industrializado).

Em relação ao custo e consumo nós temos um certo equilíbrio. O que se nota sobre a diferença entre esses gases é que um é mais leve (GN) e o outro é mais pesado (GLP) em relação ao ar. O GLP é comercializado em botijões e tanques estacionários, vendido em kg. O GN vem encanado através de companhias de distribuição de gás natural (redes públicas ou privadas) e é vendido em metros cúbicos. Na hora da compra tudo depende de negociação, a diferença de preços não é grande e não da para se dizer se um gás é melhor que o outro.

O que se pode dizer é que o GN, por ser mais leve, gera menos sujeira que o GLP.

É importante que o consumidor, assim como o técnico, atente-se ao tipo de gás ao qual o cliente tem acesso, lembrando que na maior parte das cidades a opção para o uso de gás GN não está disponível.

Quer parar de se preocupar em decorar tanta informação para se sentir seguro? Saiba tudo sobre tipos de gás, manutenção e instalação de aquecedores a gás com o nosso curso. Aprenda você mesmo a resolver seus problemas e ainda por cima lucre com isso!

O que acontece quando instalamos um aquecedor GLP na rede GN?

Quando este erro acontece, o queimador funciona normalmente, porém com falta de gás. Se esse aquecedor for mecânico ele pode até se manter ligado, mas não aquecerá bem a água.

Outra situação quando se tem um aquecedor que utiliza gás GLP instalado em rede de GN, é o mau funcionamento desse aquecedor, ele pode não ligar, pode não esquentar a água, mas estar trabalhando. Essa situação, diferente da primeira, por não gerar fumaça, pode ser imperceptível de início. Então ressaltamos que sempre se preste muita atenção a tudo que seu aquecedor te mostra, sendo ele digital ou mecânico.

No caso de instalar um aquecedor de GN em uma rede de GLP, a situação muda de figura. Neste caso, poderá ocorrer um incêndio!

O injetor do GN é aproximadamente 60% maior do que o injetor do GLP, logo, a quantidade de gás, em relação a quantidade de ar programada, é muito maior. Isso ocasiona aumento da chama, fumaça preta e consequentemente risco de incêndio.

Quer entender melhor esse assunto, assista esse vídeo e fique ainda mais por dentro!

O que fazer quando se compra errado?

Pode acontecer de, na hora da aquisição o cliente não observar o tipo de gás, ou no momento da instalação, o técnico não atentar para o passo a passo preliminar recomendado para instalação e instalar o aquecedor errado na rede de gás disponível.

Se a instalação estiver pronta e o erro for percebido após o primeiro uso, ainda é possível fazer a conversão para o tipo de gás correto.

Para converter o tipo de gás em um aquecedor mecânico podemos trocar os injetores e a haste da válvula de gás. Se for um aquecedor digital, é um pouco mais complexo, deve-se trocar os injetores do queimador (o distribuidor de gás completo) e, após isso, tem de ser feita a reprogramação da placa eletrônica daquele aquecedor.

Existe uma “inteligência” programada no aquecedor digital, que administra a regulagem entre a vazão de gás e a velocidade da ventoinha, já que a queima de gás depende de combustível e comburente (gás e ar) para que se tenha a “chama perfeita”.

Mas e qual aquecedor eu devo usar? Digital ou Mecânico?

Para facilitar o entendimento da resposta para essa pergunta listamos em tópicos vantagens e desvantagens de cada tipo de aquecedor. Caso ficares com alguma dúvida sobre qual escolher, não hesite, entre em contato conosco!

  1. O aquecedor digital é extremamente confortável e seguro, é fácil simplesmente escolher a temperatura ideal para o seu banho, digitando-a no painel do aquecedor, e após isso apenas aproveitar o banho naquela temperatura escolhida;

 

  1. O aquecedor mecânico depende de eventos externos, exemplo:

“Na região sul do Brasil, nesses últimos dias, passamos por temperaturas elevadas, onde se chegou a mais de 30°C. Se eu tivesse um aquecedor digital, ele mesmo faria a regulagem de temperatura para resolver esse “problema”. Como eu tenho um aquecedor mecânico, toda vez que a temperatura externa tiver alto índice de variação, eu preciso regular de novo e de novo!”;

 

  1. Um aquecedor digital pode possuir até 6 níveis de controle que evita problemas com excesso de temperatura, o que é muito seguro pois evita incêndio no caso de vazamento de gás. Já o aquecedor mecânico possui de 2 a 3 níveis de controle, não é tão seguro quanto o aquecedor digital;

 

  1. Esse último tópico não é tão relevante quanto o assunto que envolve segurança, mas ele deve ser levado em consideração tanto quanto! O aquecedor digital é uma tendência, logo, será vendido cada vez mais em maior quantidade que o aquecedor mecânico, o que irá gerar cada vez menos popularidade ao mesmo. O motivo disso, é que além de mais seguro, o aquecedor digital também é mais econômico, é o único modelo que oferece condições de uso simultâneo (em mais de um ponto de consumo)!

Tem dúvidas sobre qual o melhor modelo de aquecedor para você? Acesse esse artigo, ele te dará toda informação que precisa para saber escolher seu próprio aquecedor!


Invista em seu Futuro Profissional

Se você quer saber um pouco mais sobre como o aquecimento solar de água é uma área de atuação promissora e pode ajudar a alavancar os seus resultados financeiros é só clicar aqui:
Quero entender como funciona o Treinamento da Confortec!

SOBRE NÓS:

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Artigos Relacionados

ENERGIA SOLAR: Como funciona? Confira aqui

Neste BLOG vamos falar sobre sistema de energia solar on Grid, ou sistema conectado a rede. Este modelo de instalação é o mais frequentemente utilizado para geração de energia elétrica solar para aplicação residencial e comercial.

Leia Mais »

8 Dicas para escolher seu aquecedor de passagem

Ao escolher seu aquecedor de passagem, você precisa ter uma noção básica sobre melhores marcas, potência, segurança. Preparamos este material para você evitar dores de cabeça futuros. Acesse, ficou em duvida, deixe um comentário, estamos a disposição!

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *