Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Aquecedor de passagem em Farroupilha

Tudo que você precisa saber sobre aquecedor solar de água

Aquecer a água com o auxílio do sol é possível e mais barato do que você imagina. Quer saber mais? Então leia nosso artigo e saiba tudo sobre esse sistema

Não é de hoje que se fala em sustentabilidade, tampouco em economia de recursos, mas mesmo assim, muitas dúvidas ficam no ar quando o assunto é aquecimento solar. Um sistema que tem a função de aquecer e de gerar economia. Pensando em esclarecer as suas dúvidas em relação a esse assunto, elencamos 5 perguntas e respostas. Com elas, vai ficar muito mais fácil você decidir por esse sistema de aquecimento.

Confira!

 

1 – O QUE É AQUECIMENTO SOLAR?

Aquecimento solar, como o próprio nome sugere é o aquecimento da água pelo sol. De forma sustentável, você economiza e garante água quentinha para o chuveiro e as torneiras de casa.

Já pensou em transformar um sistema de aquecimento solar em lucros? Seja um profissional capacitado para atender essa demanda em crescimento!

2 – COMO O SISTEMA FUNCIONA?

Quando nos referimos a aquecimento solar de água, estamos nos referindo a placas solares  somente, visto que essas placas servem basicamente para esse fim. Tais placas têm a função de captar a energia do sol e formar uma espécie de estufa. O calor é transferido para o reservatório térmico possibilitando o aquecimento da água. De forma sucinta é dessa forma que o sistema de aquecimento solar tem o seu funcionamento, mas sem dúvidas, o ideal é entrar em contato com um técnico especializado e coletar todas as informações.

 

3 – QUAL A TEMPERATURA MÁXIMA DA ÁGUA?

Independente da temperatura que a água pode alcançar é importante você saber que quem determinará como será a sua saída é o usuário, mediante o acionamento das torneiras, dosando entre água fria e quente. Em dias de muito sol, possivelmente você acionará mais a torneira da água fria, visto que a temperatura poderá chegar a 90°C. Tenha cuidado para não se queimar!

 

4 – E SE NÃO TIVER SOL?

Em dias muito nublados, o sistema poderá ter perda de eficiência, visto que o principal alimentador não está disponível, todavia, o sistema trabalha com armazenagem de calor e somente se o sol não der as caras por muito tempo é que o sistema não funcionará. Nesses casos, recomenda-se o uso de um sistema auxiliar, como o elétrico. Vale lembrar que durante a noite o aquecedor solar permanece na ativa, trabalhando com o que coletou durante o período do dia.

 

5 – QUANTO CUSTA INSTALAR ESSE SISTEMA?

Lá no início, quando o sistema de aquecimento solar de água era uma novidade, o preço era bastante elevado e nada atrativo, porém, com o aumento da utilização, o preço caiu. Definir um preço exato sem saber a quantidade de usuários, o tamanho do local da instalação e se o imóvel está em construção ou não é bastante arriscado, pois essas variáveis podem interferir e jogar o preço tanto para cima quanto para baixo. Mas, em termos gerais, um sistema de aquecimento solar de água custa entre R$ 2000 e R$ 4000. Lembre-se que o sistema tem vida útil aproximada de 20 anos e seu investimento se recupera em 2 anos, além é claro, dos inúmeros benefícios nele contidos.

 

E então, vamos instalar esse sistema e ter água quente disponível? Entre em contato conosco e solicite uma visita. Nossos técnicos estão em constante treinamento para levar mais economia, sustentabilidade e conforto para você!

 

Tem alguma dúvida? Quer sugerir algum tema para nossos próximos artigos? Entre em contato.

  • VAI UM CURSO AÍ?

Por esse link você é redirecionado ao nosso CURSO ONLINE de Instalação e Manutenção de Sistemas de Aquecimento Solar de Água, clique para saber mais!

SOBRE NÓS

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.

Artigos Relacionados

Tubo a vacuo ou placa plana

Aquecimento solar: Tubo a vácuo ou placa plana?

Encontrar um estudo atualizado sobre eficiência para sistemas de aquecimento solar é uma uma tarefa trabalhosa, ainda mais comparando tubo a vácuo com placa plana. Sabendo disso, nossa área de engenharia desenvolveu este artigo com o objetivo de auxiliá-lo na sua tomada de decisão, evitando dores de cabeça futuros.

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *