02 jul 2018

Aquecimento solar: Tubo a vácuo ou placa plana?

Tubo a vacuo ou placa plana

Com tantas opções no mercado, a dúvida é inevitável: devo instalar tubo a vácuo ou placa plana? Os dois têm vantagens e desvantagens. Leia o artigo e descubra o que melhor vai se adaptar a sua necessidade

gráfico de eficiência de acordo com o tipo de coletor

Antes de você instalar seu aquecimento solar, é importante saber algumas informações. Entre elas, o tamanho do projeto, a qualidade do produto, o fornecedor e a garantia. Todavia, a informação mais relevante que você precisa saber diz respeito ao modelo de coletor a ser instalado. Ele deve ser tubo a vácuo ou placa plana? É nisso que vamos lhe ajudar hoje. Continue a leitura e descubra.

Afinal, qual é o melhor coletor?

A primeira vista, podemos observar uma significativa vantagem no sistema com tubo a vácuo, porém as vantagens de um modelo ou de outro dependem dos objetivos a que se destinam e também do local em que serão instalados.

QUANDO INSTALAR AQUECIMENTO SOLAR TUBO A VÁCUO?

A instalação de aquecimento solar por tubo a vácuo é indicada especialmente quando a temperatura requerida for alta. Uma das suas principais indicações está relacionada a processos industriais. Nessas aplicações, muitas vezes há exigência de elevadas temperaturas. Por exemplo, para pré-aquecimento, aquecimento de água em processos de lavagem, entre tantos outros.

O tubo a vácuo também é uma boa opção para o aquecimento de água em regiões onde a incidência solar é menor. Diferentemente da placa plana, o ângulo de incidência do tubo a vácuo é perpendicular durante a maior parte do dia, elevando a absorção da radiação e reduzindo as perdas por reflexão.

A área de absorção na placa de tubo é cerca de 90% maior devido ao formato circular, aumentando significativamente sua eficiência. Outra vantagem é a resistência elevada a impactos e a quebras devido às baixas temperaturas.

A instalação dos tubos em si é relativamente simples, atente para os detalhes e fique tranquilo.

Para aplicação residencial desse equipamento, é necessário levar em consideração a segurança das pessoas. Nesse caso, obrigatoriamente o equipamento deve estar associado a uma válvula misturadora que regula a temperatura de consumo pela combinação com água fria. Vale lembrar aqui a perda de carga gerada pela válvula misturadora, a qual pode gerar problemas de equilíbrio dinâmico em sua rede.

Deixe o mundo mais positivo com a nossa energia!

QUANDO INSTALAR SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR POR PLACA PLANA?

O sistema solar por placa é uma boa opção para aplicações com temperaturas requeridas menores de 80 graus. Nessa aplicação, se enquadram os aquecimentos de água residencial, nos quais a temperatura de uso está entre 39 e 50 graus.

Para regiões com temperaturas baixas no inverno, torna-se necessária uma análise devido ao congelamento da serpentina e a possibilidade de ruptura.

No sistema de aquecimento solar por placa plana, a temperatura máxima da água dentro do boiler chega aos 70 graus. Assim, o risco de queimaduras também existe, porém em menor gravidade.

Uma das grandes vantagens da placa plana é sua durabilidade. A vida útil do sistema da placa é consideravelmente superior à vida útil do sistema com tubo a vácuo.

Assim sendo, podemos observar que a placa solar tubo a vácuo é indicada para aplicações que requerem elevadas temperaturas. Para uso residencial, é necessário acrescentar válvula misturadora.

A instalação de sistema solar com tubo a vácuo também é uma excelente opção em climas subtropicais, em função de seu maior rendimento.

Já o sistema solar por placa plana, é indicado para aquecimento a temperaturas menores de 60 graus. Tem um custo de implantação menor e uma maior vida útil em comparação ao sistema de tubo a vácuo, todavia, requer cuidados quando inserido em locais com baixas temperaturas. Empregando alguns mecanismos ou materiais de maior resistência, esse não se tornará um inconveniente.

Antes de sair pesquisando e comprando seu equipamento tenha uma referencia de valores em mente. Veja neste link valores de mercado para equipamentos de primeira linha.

Ficou com alguma dúvida? Quer um orçamento? Entre em contato 

QUER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AQUECIMENTO DE ÁGUA?

Descubra a diferença entre “Aquecimento Solar de Água” e “Energia Solar Fotovoltaica” acessando:  https://www.overmelhinho.com.br/lar-aquecimento-solar-ou-energia-solar-;post245.php

  • Invista em seu Futuro Profissional

Se você quer saber um pouco mais sobre como o aquecimento solar de água é uma área de atuação promissora e pode ajudar a alavancar os seus resultados financeiros é só clicar aqui: Quero entender como funciona o Treinamento da Confortec!

 

SOBRE NÓS

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.

Compartilhe:

Categorias
Aproveitamento de água
Aquecedor de Passagem
Aquecimento Solar
Climatização de ambientes
Diversos
Energia Solar
Geral
Treinamento
Uncategorized
Posts mais lidos
Vídeos do Youtube
Nossas Redes Sociais
Fale Conosco

2022. Confortec – Soluções sustentáveis e confortáveis para seu lar e empresa! Desenvolvido e Hospedado por Seu Site Feito