Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Tubo a vacuo ou placa plana

Aquecimento solar: Tubo a vácuo ou placa plana?

Com tantas opções no mercado, a dúvida é inevitável: devo instalar tubo a vácuo ou placa plana? Os dois têm vantagens e desvantagens. Leia o artigo e descubra o que melhor vai se adaptar a sua necessidade

gráfico de eficiência de acordo com o tipo de coletor

Antes de você instalar seu aquecimento solar, é importante saber algumas informações. Entre elas, o tamanho do projeto, a qualidade do produto, o fornecedor e a garantia. Todavia, a informação mais relevante que você precisa saber diz respeito ao modelo de coletor a ser instalado. Ele deve ser tubo a vácuo ou placa plana? É nisso que vamos lhe ajudar hoje. Continue a leitura e descubra.

Afinal, qual é o melhor coletor?

A primeira vista, podemos observar uma significativa vantagem no sistema com tubo a vácuo, porém as vantagens de um modelo ou de outro dependem dos objetivos a que se destinam e também do local em que serão instalados.

QUANDO INSTALAR AQUECIMENTO SOLAR TUBO A VÁCUO?

A instalação de aquecimento solar por tubo a vácuo é indicada especialmente quando a temperatura requerida for alta. Uma das suas principais indicações está relacionada a processos industriais. Nessas aplicações, muitas vezes há exigência de elevadas temperaturas. Por exemplo, para pré-aquecimento, aquecimento de água em processos de lavagem, entre tantos outros.

O tubo a vácuo também é uma boa opção para o aquecimento de água em regiões onde a incidência solar é menor. Diferentemente da placa plana, o ângulo de incidência do tubo a vácuo é perpendicular durante a maior parte do dia, elevando a absorção da radiação e reduzindo as perdas por reflexão.

A área de absorção na placa de tubo é cerca de 90% maior devido ao formato circular, aumentando significativamente sua eficiência. Outra vantagem é a resistência elevada a impactos e a quebras devido às baixas temperaturas.

A instalação dos tubos em si é relativamente simples, atente para os detalhes e fique tranquilo.

Para aplicação residencial desse equipamento, é necessário levar em consideração a segurança das pessoas. Nesse caso, obrigatoriamente o equipamento deve estar associado a uma válvula misturadora que regula a temperatura de consumo pela combinação com água fria. Vale lembrar aqui a perda de carga gerada pela válvula misturadora, a qual pode gerar problemas de equilíbrio dinâmico em sua rede.

Deixe o mundo mais positivo com a nossa energia!

QUANDO INSTALAR SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR POR PLACA PLANA?

O sistema solar por placa é uma boa opção para aplicações com temperaturas requeridas menores de 80 graus. Nessa aplicação, se enquadram os aquecimentos de água residencial, nos quais a temperatura de uso está entre 39 e 50 graus.

Para regiões com temperaturas baixas no inverno, torna-se necessária uma análise devido ao congelamento da serpentina e a possibilidade de ruptura.

No sistema de aquecimento solar por placa plana, a temperatura máxima da água dentro do boiler chega aos 70 graus. Assim, o risco de queimaduras também existe, porém em menor gravidade.

Uma das grandes vantagens da placa plana é sua durabilidade. A vida útil do sistema da placa é consideravelmente superior à vida útil do sistema com tubo a vácuo.

Assim sendo, podemos observar que a placa solar tubo a vácuo é indicada para aplicações que requerem elevadas temperaturas. Para uso residencial, é necessário acrescentar válvula misturadora.

A instalação de sistema solar com tubo a vácuo também é uma excelente opção em climas subtropicais, em função de seu maior rendimento.

Já o sistema solar por placa plana, é indicado para aquecimento a temperaturas menores de 60 graus. Tem um custo de implantação menor e uma maior vida útil em comparação ao sistema de tubo a vácuo, todavia, requer cuidados quando inserido em locais com baixas temperaturas. Empregando alguns mecanismos ou materiais de maior resistência, esse não se tornará um inconveniente.

Antes de sair pesquisando e comprando seu equipamento tenha uma referencia de valores em mente. Veja neste link valores de mercado para equipamentos de primeira linha.

Ficou com alguma dúvida? Quer um orçamento? Entre em contato 

QUER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AQUECIMENTO DE ÁGUA?

Descubra a diferença entre “Aquecimento Solar de Água” e “Energia Solar Fotovoltaica” acessando:  https://www.overmelhinho.com.br/lar-aquecimento-solar-ou-energia-solar-;post245.php

  • Invista em seu Futuro Profissional

Se você quer saber um pouco mais sobre como o aquecimento solar de água é uma área de atuação promissora e pode ajudar a alavancar os seus resultados financeiros é só clicar aqui: Quero entender como funciona o Treinamento da Confortec!

 

SOBRE NÓS

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.

Artigos Relacionados

34 comentários

  1. bom dia! estou construindo piscina 45000 lts em Petrópolis rj, região Serrana, o que devo usar pra aquecer, visto que o proprietário vai usar a piscina diariamente, temperatura desejada 26 a 28graus, grato Engº Jorge Pinheiro

    1. Olá Jorge, tudo bem!
      Existem diversas possibilidades para aquecimento de piscina, entre elas:
      – Placa de piscina, em PVC instalada sobre telhado, menor custo, vida util limitada;
      – Sistema por tubo a vácuo ou placa plana: indicado para aquecimento solar de água, pode ser instalado para aquecimento de piscina, por meio de um sistema indireto, de trocador de calor, visto que a água da piscina pode danificar o equipamento.
      – Para regiões com clima tropical, a solução mais indicada seria pensar em bomba de calor, baixo consumo elétrico, elevado rendimento. Além de interferir ao minimo na arquitetura do imóvel. https://www.bosch-thermotechnology.com/br/pt/ocs/residential/produtos/bombas-de-calor-732203-c existem tb outros fabricantes.
      Qualquer duvida, estamos a sua disposição.
      Obrigado, Ademar Angst

  2. Tenho instalado em minha casa, em Brasília, um sistema para aquecimento de água utilizando placas planas. Ao todo são 4 placas de cobre, sendo 3 de 2,00 X 1,00 e uma de 1,5 X 1,00. Essa última foi trocada a aproximadamente 5 anos, as outras têm mais de 15 anos. Recentemente uma delas furou pois, moro num condomínio residencial em que a água fornecida é de poço artesiano. Gostaria de saber se vale a pena troca todas as placas planas por uma placa a vácuo de 30 tubos ou simplesmente trocar a placa danificada.

    1. Olá Lauro, tudo bem!
      Peço perdão pela demora em responder seu comentário, percebemos agora.
      Então, como seu sistema já faz muito tempo de instalado, 15 anos, e 1 das placas apresentou vazamento, te diria que as demais tb estarão bastante comprometidas, podendo vir a aparecer vazamentos em diferentes pontos em função do desgaste natural.
      Opinião: Hoje a instalação de tubo a vácuo, em função da eficiência dele e custo, torna-se a opção mais em conta.
      Ficamos a disposição.
      Atenciosamente Eng Ademar Angst

  3. Bom dia meu nome é Márcio , sou encanador moro em Jundiaí SP minha dúvida é o Tubo de aquaterm aguenta a temperatura do aquecimento a vácuo??

    1. O tubo aquaterm, tem uma boa resistência para água quente de até 70 graus, acima a perda de calor e a segurança ficam comprometidas.

  4. Instalei um sistema a vácuo 300lt a pouco mais de 4 meses…está me dando uma dor de cabeça pq quando usamos água , o sistema emiti um barulho agudo e muito alto. Será que se eu trocar o encanamento por tubos de maior diâmetro resolve ??

  5. Boa tarde, preciso instalar o aquecimento de água para a casa, chuveiros, pias,… e ta´bem para uma piscina de 8 metros 4 metros de largura e 1.40 de profundidade, Tenhoum boiler Thermotini aquecedor solar, 500litros horizontal. alta pressão, tambor interno em aço inox 304, acabamento externo em alumínio, isolamento termico em PU pressão de trabalho 40 M.C.A apoio eletrico 3000w 220v. Estou em São Paulo – Capital, esse equipamento é para a agua da casa; O que seria melhor placas planas ou tubo a vacuo? No caso da piscina o que seria indicado?

    1. Bom dia, Pedro. Lhe enviamos um e-mail mas também te responderemos aqui!
      Resposta: Para piscina, indicaria usar o coletor de tubos a vácuo, pois ele é mais eficiente, mais durável, e apresenta menor custo conforme o tempo for passando. Só tem um porém, esse coletor de tubos a vácuo, normalmente é fabricado para sistemas de Baixa Pressão, e o seu sistema é de alta pressão pelo que comentou. Logo, no seu caso, você teria que comprar um tubo específico que é o de alta pressão!
      Espero ter ajudado. 😀

  6. Boa tarde.
    Tenho uma dúvida em relação à quantidade de placas no aquecedor.
    Vou instalar um que vem com uma placa de 1m². Se eu colocar uma segunda placa a água do reservatório vai ficar mais quente? Ou ele simplesmente vai aquecer mais rápido?

  7. Olá! Parabéns pelo trabalho, muito elucidativo. Preciso aquecer uma piscina de 49000L e 55m2 de área… qual a diferença entre os tubos a vácuo de baixa e de alta pressão? Qual o mais indicado para o meu caso?

    1. Bom dia, André! Nós trabalhamos apenas com tubos a vácuo de baixa pressão e também indicamos sempre tubos a vácuo de baixa pressão! Para o seu caso não é diferente. O tubo de vácuo é mais resistente a baixas temperaturas, e por apresentar um melhor isolamento térmico, consegue atingir temperaturas mais altas que o coletor solar plano.
      No entanto, para melhor responder sua dúvida sobre qual tipo usar, pedimos que verifique seu caso para pode optar por um ou outro sistema:
      – Distância de até 5 metros de altura: o reservatório indicado é de baixa pressão.
      – Distância de 5 a 40 metros de altura ou em casos de pressurizador instalado: o reservatório indicado é de alta pressão.

    1. Bom dia, Marcos! Sim, a placa plana pode ser substituída por tubos a vácuo sem problema nenhum! Deve-se observar o tipo de boiler que está sendo utilizado no sistema, se for de baixa pressão o tubo a vácuo também deve ser de baixa pressão, por exemplo. Importante: Não existe boiler específico para placa plana nem boiler específico para tubos a vácuo. O que muda é a adequação do tipo de boiler, em relação à PRESSÃO do sistema de aquecimento de água! (Baixa ou alta pressão.)

  8. Boa tarde.
    Troquei as placas de cobre por um sistema de aquecimento solar a vácuo com 30 tubos para um boiller de 500 L, que já existia.
    Esta configuração atende para a utilização para banhos?

    1. Bom dia, Nadim! Sim, o número de tubos está dentro do que é adequado, está nos requisitos que normalmente se coloca. Se a orientação/posição solar estiver correta e a instalação também tiver sido feita corretamente, irá atender bem. A diferença será que a temperatura final, através dos tubos, será mais elevada!

  9. Boa noite, sou Helena, gostaria de saber se uma placa com 15 tubos e sistema a vácuo é suficiente para aquecer um boiler de 300 litros? Tinha 3 placas de vidro de 100 litros cada que foram substituídas por esse sistema a vácuo, mas estou arrependida. Minhas placas antigas de vidro duraram 17 anos, e agora esse sistema a vácuo veio sem tempo de garantia. Fiz um mal negócio? Aguardo resposta. Obrigada.

  10. O aquecimento da piscina com uso de tubo a vácuo baixa pressao combinado com trocador de calor de placas seria eficiente ? Região sul.

    Posso utilizar o tubo a vácuo com passagem direta da água da piscina, sem uso de trocador?Grato!

    1. Bom dia, Mauricio! A orientação dada pelo fabricante é o uso combinado dos Tubos a Vácuo de Baixa Pressão com Trocador de Calor de Placas. Como você mesmo perguntou em seu primeiro questionamento. Se você não utilizar o trocador de calor, perderá a garantia. A passagem direta de água, sem uso do trocador de calor, pode danificar seu sistema gradativamente, mesmo que aos poucos.

  11. Boa noite….
    Estou em dúvida entre o aquecedor a vácuo ou por placa
    Vácuo a questão de durabilidade e vida útil
    E a placa questão do congelamento
    Conseguir meu ajudar??
    Obrigado

    1. Bom dia, Carlos! Tudo bem?
      A Confortec tem plena segurança em lhe informar que tubos a vácuo duram pelo menos 10 anos sem enfrentar nenhum tipo de problema, se você cuidar utilizar e manter do jeito correto e recomendado. Temos exemplos disso por nossos clientes.
      Em questão de congelamento de placa plana: Analisando nosso histórico, nenhum tubo a vácuo se quer um dia congelou, nunca tivemos nenhuma reclamação de congelamento quanto o assunto é tubo a vácuo. Já a placa plana é deferente, já aconteceram casos de clientes que comentaram conosco que sua placa congelou. Sempre indicamos tubos a vácuo para aquecimento de água. É seguro, durável, econômico, confortável. Qualquer dúvida que tiveres pode também nos contatar por WhatsApp clicando no link ao lado: http://wa.me/5554999803401

    1. Bom dia, Leila! Tudo bem? Isso varia de região para região e orientação da instalação, mas em média de 50 até 55 tubos!

  12. Bom dia. Tenho um boler de 800 litros e um de 400litros. Seus componentes eram de placas. Com uma baixa de temperatura estouraram todas ” 5 no de 800litros e 3 no de 400litros.
    Quero instalar tubos .
    Qual a sugestão técnica quantitativa para csda boler? Obrigado.
    Aguardando.

    1. Bom dia, Rubens! A quantidade correta seria 15 litros por tubo a vácuo. Ou seja, aproximadamente 60 tubos para o boiler de 800 litros e 30 tubos para o boiler de 400 litros! Obrigado pela confiança e paciência, sempre que precisar nos chame!

  13. Bom dia,
    Por favor:
    Pretendo instalar sistema de aquecimento de água em casa e estou em dúvida quanto a instalar tubos ou placas e também quanto ao volume (em litros) necessários para atender 02 banheiros (chuveiro e lavatório) e 2 cozinhas (pias).?
    Antecipo agradecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *