Contato Rápido: (54) 3401 0561 (54) 98112 1637

Aquecimento solar: Tubo a vácuo ou placa plana?

Com tantas opções no mercado, a dúvida é inevitável: devo instalar tubo a vácuo ou placa plana? Os dois têm vantagens e desvantagens. Leia o artigo e descubra o que melhor vai se adaptar a sua necessidade

gráfico de eficiência de acordo com o tipo de coletor

Antes de você instalar seu aquecimento solar, é importante saber algumas informações. Entre elas, o tamanho do projeto, a qualidade do produto, o fornecedor e a garantia. Todavia, a informação mais relevante que você precisa saber diz respeito ao modelo de coletor a ser instalado. Ele deve ser tubo a vácuo ou placa plana? É nisso que vamos lhe ajudar hoje. Continue a leitura e descubra.

Afinal, qual é o melhor coletor?

A primeira vista, podemos observar uma significativa vantagem no sistema com tubo a vácuo, porém as vantagens de um modelo ou de outro dependem dos objetivos a que se destinam e também do local em que serão instalados.

QUANDO INSTALAR AQUECIMENTO SOLAR TUBO A VÁCUO?

A instalação de aquecimento solar por tubo a vácuo é indicada especialmente quando a temperatura requerida for alta. Uma das suas principais indicações está relacionada a processos industriais. Nessas aplicações, muitas vezes há exigência de elevadas temperaturas. Por exemplo, para pré-aquecimento, aquecimento de água em processos de lavagem, entre tantos outros.

O tubo a vácuo também é uma boa opção para o aquecimento de água em regiões onde a incidência solar é menor. Diferentemente da placa plana, o ângulo de incidência do tubo a vácuo é perpendicular durante a maior parte do dia, elevando a absorção da radiação e reduzindo as perdas por reflexão.

A área de absorção na placa de tubo é cerca de 90% maior devido ao formato circular, aumentando significativamente sua eficiência. Outra vantagem é a resistência elevada a impactos e a quebras devido às baixas temperaturas.

Para aplicação residencial desse equipamento, é necessário levar em consideração a segurança das pessoas. Nesse caso, obrigatoriamente o equipamento deve estar associado a uma válvula misturadora que regula a temperatura de consumo pela combinação com água fria. Vale lembrar aqui a perda de carga gerada pela válvula misturadora, a qual pode gerar problemas de equilíbrio dinâmico em sua rede.

Já pensou em transformar um sistema de aquecimento solar em lucros? Seja um profissional capacitado para atender essa demanda em crescimento!

QUANDO INSTALAR SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR POR PLACA PLANA?

O sistema solar por placa é uma boa opção para aplicações com temperaturas requeridas menores de 80 graus. Nessa aplicação, se enquadram os aquecimentos de água residencial, nos quais a temperatura de uso está entre 39 e 50 graus.

Para regiões com temperaturas baixas no inverno, torna-se necessária uma análise devido ao congelamento da serpentina e a possibilidade de ruptura.

No sistema de aquecimento solar por placa plana, a temperatura máxima da água dentro do boiler chega aos 70 graus. Assim, o risco de queimaduras também existe, porém em menor gravidade.

Uma das grandes vantagens da placa plana é sua durabilidade. A vida útil do sistema da placa é consideravelmente superior à vida útil do sistema com tubo a vácuo.

Assim sendo, podemos observar que a placa solar tubo a vácuo é indicada para aplicações que requerem elevadas temperaturas. Para uso residencial, é necessário acrescentar válvula misturadora.

A instalação de sistema solar com tubo a vácuo também é uma excelente opção em climas subtropicais, em função de seu maior rendimento.

Já o sistema solar por placa plana, é indicado para aquecimento a temperaturas menores de 60 graus. Tem um custo de implantação menor e uma maior vida útil em comparação ao sistema de tubo a vácuo, todavia, requer cuidados quando inserido em locais com baixas temperaturas. Empregando alguns mecanismos ou materiais de maior resistência, esse não se tornará um inconveniente.

Antes de sair pesquisando e comprando seu equipamento tenha uma referencia de valores em mente. Veja neste link valores de mercado para equipamentos de primeira linha.

Ficou com alguma dúvida? Quer um orçamento? Entre em contato 

SOBRE NÓS

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.

6 Comentários

  • Jorge Pinheiro Posted 5 de maio de 2018 07:20

    bom dia! estou construindo piscina 45000 lts em Petrópolis rj, região Serrana, o que devo usar pra aquecer, visto que o proprietário vai usar a piscina diariamente, temperatura desejada 26 a 28graus, grato Engº Jorge Pinheiro

    • confortec Posted 5 de maio de 2018 11:32

      Olá Jorge, tudo bem!
      Existem diversas possibilidades para aquecimento de piscina, entre elas:
      – Placa de piscina, em PVC instalada sobre telhado, menor custo, vida util limitada;
      – Sistema por tubo a vácuo ou placa plana: indicado para aquecimento solar de água, pode ser instalado para aquecimento de piscina, por meio de um sistema indireto, de trocador de calor, visto que a água da piscina pode danificar o equipamento.
      – Para regiões com clima tropical, a solução mais indicada seria pensar em bomba de calor, baixo consumo elétrico, elevado rendimento. Além de interferir ao minimo na arquitetura do imóvel. https://www.bosch-thermotechnology.com/br/pt/ocs/residential/produtos/bombas-de-calor-732203-c existem tb outros fabricantes.
      Qualquer duvida, estamos a sua disposição.
      Obrigado, Ademar Angst

  • Trackback: Tudo que você precisa saber sobre aquecedor solar de água
  • Placas solares Posted 26 de outubro de 2018 15:38

    É o que eu estava procurando, obrigada!!

  • Lauro Luiz Gonçalves Posted 12 de agosto de 2019 14:58

    Tenho instalado em minha casa, em Brasília, um sistema para aquecimento de água utilizando placas planas. Ao todo são 4 placas de cobre, sendo 3 de 2,00 X 1,00 e uma de 1,5 X 1,00. Essa última foi trocada a aproximadamente 5 anos, as outras têm mais de 15 anos. Recentemente uma delas furou pois, moro num condomínio residencial em que a água fornecida é de poço artesiano. Gostaria de saber se vale a pena troca todas as placas planas por uma placa a vácuo de 30 tubos ou simplesmente trocar a placa danificada.

    • confortec Posted 22 de agosto de 2019 11:40

      Olá Lauro, tudo bem!
      Peço perdão pela demora em responder seu comentário, percebemos agora.
      Então, como seu sistema já faz muito tempo de instalado, 15 anos, e 1 das placas apresentou vazamento, te diria que as demais tb estarão bastante comprometidas, podendo vir a aparecer vazamentos em diferentes pontos em função do desgaste natural.
      Opinião: Hoje a instalação de tubo a vácuo, em função da eficiência dele e custo, torna-se a opção mais em conta.
      Ficamos a disposição.
      Atenciosamente Eng Ademar Angst

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *