Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Aquecedor Seguro

Como ter segurança ao escolher seu aquecedor de passagem?

Um aquecedor de passagem foi planejado para oferecer mais conforto e bem-estar, porém, se não observadas algumas regras, esse equipamento pode se transformar em uma verdadeira arma.

 

Segurança no aquecedor de passagem

 

Sabemos dos benefícios e do conforto proporcionados pela instalação de equipamentos como o aquecedor de passagem . Eles proporcionam bem-estar, aconchego e também, economia. Para extrair ao máximo o seu aproveitamento, deve-se proceder com a instalação de acordo com as normas de segurança. Caso ela ocorra fora das orientações estabelecidas, põe em questionamento todas as vantagens que o equipamento proporciona, além de gerar um potencial risco para seu maior patrimônio, sua família.

Sendo assim, elencamos alguns riscos associados à escolha e instalação inadequada do aquecedor de passagem, principalmente em condomínios verticais, onde muitas vezes não há controle ou fiscalização sobre os equipamentos e a adequação dos mesmos às normas de segurança.

ALGUMAS SITUAÇÕES CORRIQUEIRAS

A seguir temos um aquecedor de passagem instalado com chaminé livre e saída pela janela. Neste caso, o monóxido de carbono tende a retornar ao recinto em que o equipamento encontra-se instalado:

Instalação aquecedor

Na imagem seguinte, a instalação do aquecedor não respeita a altura mínima de 30 cm na vertical, após a saída da câmara de combustão, provocando superaquecimento da tubulação da chaminé e potencial causa de incêndio:

Instal aquecedor
Fig 02 Instalação inadequada

Na imagem seguinte, você pode ver a que a saída da chaminé está obstruída para cima, obrigando os gases a saírem para baixo, facilitando fluxos de retorno de gases, principalmente quando exposto a condições de vento:

 

 

Instalação externa

 

NÍVEIS DE CONTAMINAÇÃO X RISCO PARA SER HUMANO

Muitos acidentes com gás terminam de forma triste. Nesses casos, a pessoa poderá chegar a óbito pela concentração de gás no ambiente do imóvel. O grau de risco aumenta significativamente quando as orientações técnicas ficam em segundo plano. Muitas vezes, a simples falta ou inadequada ventilação permanente, pode reduzir o índice de O2 a um nível de risco. Assim como, a instalação do terminal de chaminé próximo à janela pode produzir o retorno do CO2 e contaminar o ambiente a um nível de risco.

AÇÕES QUE DEVEM SER IMPLEMENTADAS PARA EVITAR PROBLEMAS

Desenvolvemos uma lista de ações simples de serem implementadas, que podem fazer toda diferença. Veja:

– Fiscalize os equipamentos instalados, para verificar se estão enquadrados na classificação de acordo com o tipo de equipamento. Verifique também os sistemas de exaustão dos equipamentos, o estado de dutos de exaustão e a instalação de terminal na face da edificação;

– Verifique aspectos de ventilação permanente;

– Dimensione e confira se há vazamentos de redes de alimentação de gás;

– Realize manutenção preventiva dos equipamentos;

– Dimensione a utilização de chaminés coletivas;

– Difunda as orientações da NBR 13103 para que sejam levadas em consideração por todas as etapas, do projeto, execução da construção e instalação dos equipamentos;

– Exija o credenciamento ao técnico para instalação de aquecedor de passagem;

– Para condomínios, estabeleça um conjunto de orientações com base na norma, para que toda e qualquer instalação de equipamento a gás seja enquadrada aos pré-requisitos.

Diante isso, queremos chamar atenção para o potencial risco que está sendo instalado em sua casa, muitas vezes sem você conhecer, colocando em risco sua vida e o patrimônio que você construiu por anos de trabalho.

Invista em seu Futuro Profissional

Se você quer saber um pouco mais sobre como o aquecimento solar de água é uma área de atuação promissora e pode ajudar a alavancar os seus resultados financeiros é só clicar aqui:
Quero entender como funciona o Treinamento da Confortec!

SOBRE NÓS

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.

Artigos Relacionados

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *