Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Saiba aproveitar ao máximo o ar condicionado

Saiba aproveitar ao máximo o ar condicionado

Manter um ar condicionado higienizado no ambiente, pode garantir melhores condições de saúde e bem-estar, inclusive às pessoas que possuem problema respiratório

Os dias mais quentes estão chegando e com eles surge a necessidade de climatizar os ambientes, oferecendo assim, melhores condições para trabalhar, estudar e também, garantir mais bem-estar a todos que estiverem no ambiente. De acordo com a Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa, a temperatura adequada para proporcionar o máximo de conforto varia entre 23°C e 26°C. Com isso, se faz importante a correta análise do ambiente para somente após, incluir um aparelho de ar condicionado. Reunimos as principais análises que você precisa fazer antes de adquirir um equipamento como esse e assim, tirar o máximo proveito. Confira!

1 – Meça o ambiente

 

O primeiro passo a ser tomado e talvez o mais importante, diz respeito a carga térmica do ambiente que você pretende instalar o equipamento. O incorreto dimensionamento poderá fazer com que o aparelho não dê conta de refrigerar o ambiente ou fará com que você gaste além do necessário.

Para ambiente residencial, de forma simplificada, você poderá adotar a seguinte orientação:

  •  Para cada metro quadrado do cômodo, você deve multiplicar por 600 BTU;
  •  Cada pessoa adicional que ocupar o ambiente deve-se somar 600 BTU (a primeira pessoa não
    é contabilizada);
  •  Some 600 BTU para cada equipamento eletrônico presente no local;
  •  Caso o ambiente fique diretamente exposto ao sol, acrescente mais 800 BTU para cada
    medida.

Realizar a implementação de aquecimento solar em grandes obras é possível e muito viável. Veja todos os detalhes aqui

2 – Analise o local em que o aparelho será instalado

 

Para garantir o bom funcionamento do ar condicionado, você precisa instalá-lo em um local apropriado. Não deixe cortinas ou persianas em frente ao aparelho. Instale-o na parte alta do ambiente para que as correntes de ar possam exercer seu papel adequadamente.

Evite instalar a unidade externa, condensadora, em local diretamente exposto ao sol, reduz sua capacidade de refrigeração;

Veja também: Desafios e oportunidades na geração de energia elétrica no Brasil

3 – Atente para o consumo de energia

 

Atualmente, a energia elétrica brasileira provém de hidrelétricas e por esse motivo, há uma grande dependência dessa fonte. Sendo assim, em épocas com alta demanda e poucas chuvas, a conta de energia elétrica sobe e sobe muito. Para não ser pego desprevenido, ao adquirir um ar condicionado, você deve analisar o nível de consumo do aparelho. Uma maneira simples e prática é verificar o Selo Procel, o qual orienta o consumidor com dados sobre o equipamento, como por exemplo, o consumo de kWh.

Essas medidas permitirão que o ar seja constantemente renovado e farão com que todos os que estiverem no ambiente, tenham mais bem-estar e saúde.

IMPORTANTE SABER! Se você é proprietário ou faz uso de ambientes de uso coletivo que possuam ar climatizado artificialmente, lembre-se que obrigatoriamente eles devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) , o qual visa eliminar ou ao menos, minimizar os riscos à saúde.

Ficou com alguma dúvida? Quer alguma outra dica? Tem alguma sugestão para nossos próximos artigos? Entre em contato conosco!

 

SOBRE NÓS

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *