08 jun 2020

Fogão a energia solar fabricado por Brasileiros substitui botijão de gás!

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi desenvolvido um equipamento cheio de espelhos que capta a energia solar e a reflete, transformando o aparato em um fogão solar.

Alem deste protótipo de forno existem outros tipos de fornos, secadores e fogões desenvolvidos no laboratório de máquinas hidráulicas do curso de Engenharia Mecânica, coordenado pelo professor Luiz Guilherme Meira de Souza, que pesquisa a energia solar há 40 anos.

Todos esses aparatos são desenvolvidos com sucata, espelhos e outros materiais, todos de baixo custo para se transformarem em alternativas viáveis para substituir o botijão de gás. Como nos dias de hoje o valor do gás aumentou muito, está dificultando seu acesso as famílias mais pobres.

A forma como este fogão funciona é bem simples, ele capta a radiação solar e a transforma em calor, criando um efeito estufa para utilizar este calor para aquecer água, cozinhar, secar ou assar os alimentos.

Esses protótipos estão possuindo um custo muito baixo, um deles por exemplo teve o custo total de apenas R$ 150 reais, em um teste esse equipamento assou nove bolos ao mesmo tempo em 90 minutos, utilizando apenas a energia solar!

O projeto traz uma ideia inovadora, de fácil acesso para as comunidades mais carentes, porem ainda falta um incentivo e um investimento maior neste tipo de energia, segundo o professor Luiz Guilherme da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

E você o que achou desta inovação de fogão solar?

Quer saber mais sobre energia solar? Entre em contato com a gente!

Compartilhe:

Categorias
Aproveitamento de água
Aquecedor de Passagem
Aquecimento Solar
Climatização de ambientes
Diversos
Energia Solar
Geral
Treinamento
Uncategorized
Posts mais lidos
Vídeos do Youtube
Nossas Redes Sociais
Fale Conosco

2022. Confortec – Soluções sustentáveis e confortáveis para seu lar e empresa! Desenvolvido e Hospedado por Seu Site Feito