A falta de gás, por mais óbvio que pareça ser, é o maior motivo de chamado técnico, problema comum em aquecedor a gás, e o que mais deixa as pessoas confusas.
Os aquecedores digitais apresentam uma “inteligência” que nos permite ter um indício do que está acontecendo com ele, através de códigos de erro. É importante, seja para aquecedor digital ou mecânico, que se tenha sempre o manual técnico por perto. Com ele em mão muito chamado técnico pode ser evitado. É um dos principais recursos para evitar ou resolver problemas, recurso este que muitos dispensam.
Existem algumas situações em que há alguém tomando banho e a água fica gelada, essa pessoa desliga o chuveiro e o liga novamente, mas mesmo assim a água continua gelada. Tendo esse como o primeiro sinal da falta de gás, este mesmo indivíduo testa o seu fogão e percebe que ele liga normalmente. Por fim, ele conclui que, pelo motivo de o fogão também ser a gás e estar funcionando, o gás ainda não acabou, então, deduz que há um problema com o aquecedor. Porém, o aquecedor a gás possui uma potência muito maior, o que faz com que seu consumo de gás seja maior que o consumo do fogão, ou seja, o gás pode estar praticamente no fim e seu fogão ainda estar funcionando por ter baixo consumo. Logo, a falta de gás não é, necessariamente, ausência de gás.
É sempre importante fazer a verificação do botijão de gás antes do chamado técnico. Se a rede estiver ligada tanto no aquecedor quanto no fogão, uma dica interessante é ligar todas as bocas do fogão e, se possível, inclusive, o forno. Realizado esse processo, peça para alguém ligar a torneira, digitando uma temperatura razoável no aquecedor, de uns 40°C ou 45°C. Se a chama do fogão baixar, estará comprovada a falta de gás!
Mas atenção, falta de gás pode estar relacionada, também, com alguma falha durante a instalação. Então, se você perceber algo anormal, como alguma obstrução na rede de gás, não hesite em realizar um chamado técnico!
Um outro motivo bastante comum de chamado técnico está relacionado a ninhos de passarinho no interior do duto de chaminé. Este problema é bastante comum em função da instalação incorreta do terminal T externo a edificação. A instalação do terminal deve ser de acordo com orientações da NBR 13103 norma que rege sobre a instalação segura de aquecedores a gás.
A instalação correta do terminal T deve ser de acordo com a figura abaixo, ou seja, Terminal afastado em torno de 10 cm da parede e posicionado na posição vertical, o que impede o retorno de água da chuva pela chaminé e também dificulta o acesso de pássaros.
Na primeira percepção de cheiro de gás no ambiente, faça o chamado técnico!
A ausência da chaminé, o mal posicionamento, ou defeitos, como furo ou entupimento, geram vazamento e mal funcionamento do aquecedor. Quando o aquecedor não possui um fluxo de ar adequado, correto, ele gera fumaça, essa fumaça, além de sujar o aquecedor internamente, prejudica quem estiver ao redor.
Tirar a chaminé de um aquecedor é o mesmo que tirar o escapamento de um carro.
Todo aquecedor deve ter sua chaminé!
Se você quer saber um pouco mais sobre como o aquecimento solar de água é uma área de atuação promissora e pode ajudar a alavancar os seus resultados financeiros é só clicar aqui:
Quero entender como funciona o Treinamento da Confortec!
Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.
2022. Confortec – Soluções sustentáveis e confortáveis para seu lar e empresa! Desenvolvido e Hospedado por Seu Site Feito