Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Chamado Técnico!

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Você sabe qual o principal motivo de “chamado técnico” para aquecedores a gás?

A falta de gás, por mais óbvio que pareça ser, é o maior motivo de chamado técnico, problema comum em aquecedor a gás, e o que mais deixa as pessoas confusas.

Os aquecedores digitais apresentam uma “inteligência” que nos permite ter um indício do que está acontecendo com ele, através de códigos de erro. É importante, seja para aquecedor digital ou mecânico, que se tenha sempre o manual técnico por perto. Com ele em mão muito chamado técnico pode ser evitado. É um dos principais recursos para evitar ou resolver problemas, recurso este que muitos dispensam.

Existem algumas situações em que há alguém tomando banho e a água fica gelada, essa pessoa desliga o chuveiro e o liga novamente, mas mesmo assim a água continua gelada. Tendo esse como o primeiro sinal da falta de gás, este mesmo indivíduo testa o seu fogão e percebe que ele liga normalmente. Por fim, ele conclui que, pelo motivo de o fogão também ser a gás e estar funcionando, o gás ainda não acabou, então, deduz que há um problema com o aquecedor. Porém, o aquecedor a gás possui uma potência muito maior, o que faz com que seu consumo de gás seja maior que o consumo do fogão, ou seja, o gás pode estar praticamente no fim e seu fogão ainda estar funcionando por ter baixo consumo. Logo, a falta de gás não é, necessariamente, ausência de gás.

 

Observação:

É sempre importante fazer a verificação do botijão de gás antes do chamado técnico. Se a rede estiver ligada tanto no aquecedor quanto no fogão, uma dica interessante é ligar todas as bocas do fogão e, se possível, inclusive, o forno. Realizado esse processo, peça para alguém ligar a torneira, digitando uma temperatura razoável no aquecedor, de uns 40°C ou 45°C. Se a chama do fogão baixar, estará comprovada a falta de gás!

Mas atenção, falta de gás pode estar relacionada, também, com alguma falha durante a instalação. Então, se você perceber algo anormal, como alguma obstrução na rede de gás, não hesite em realizar um chamado técnico!

 

Ninho de passarinho na chaminé

Um outro motivo bastante comum de chamado técnico está relacionado a ninhos de passarinho no interior do duto de chaminé. Este problema é bastante comum em função da instalação incorreta do terminal T externo a edificação. A instalação do terminal deve ser de acordo com orientações da NBR 13103 norma que rege sobre a instalação segura de aquecedores a gás.

A instalação correta do terminal T deve ser de acordo com a figura abaixo, ou seja, Terminal afastado em torno de 10 cm da parede e posicionado na posição vertical, o que impede o retorno de água da chuva pela chaminé e também dificulta o acesso de pássaros.

 

 

 

 

 

Aquecedor a gás sem chaminé não é seguro!

Na primeira percepção de cheiro de gás no ambiente, faça o chamado técnico!

A ausência da chaminé, o mal posicionamento, ou defeitos, como furo ou entupimento, geram vazamento e mal funcionamento do aquecedor. Quando o aquecedor não possui um fluxo de ar adequado, correto, ele gera fumaça, essa fumaça, além de sujar o aquecedor internamente, prejudica quem estiver ao redor.

Tirar a chaminé de um aquecedor é o mesmo que tirar o escapamento de um carro.

Todo aquecedor deve ter sua chaminé!

 

Invista em seu Futuro Profissional

Se você quer saber um pouco mais sobre como o aquecimento solar de água é uma área de atuação promissora e pode ajudar a alavancar os seus resultados financeiros é só clicar aqui:
Quero entender como funciona o Treinamento da Confortec!

 

SOBRE NÓS:

Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, de forma a gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Artigos Relacionados

Chamado Técnico!

“A falta de gás, por mais óbvio que pareça ser, é o maior motivo de chamado técnico, problema comum em aquecedor a gás, e o que mais deixa as pessoas confusas.”
Entenda o porquê desta confusão e conheça os principais perigos relacionados à chaminé!

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *