Quando você pensa em energia solar, logo imagina elevados custos, burocracia e nenhum benefício por conta da utilização de energia limpa? Saiba que você está enganado! Você pode ter muitos benefícios ao utilizar esse tipo de energia, inclusive, desconto no IPTU
Algumas ações de incentivo fiscal, no âmbito municipal, podem render uma série de benefícios ao consumidor de energia solar, além de alavancar uma cadeia de negócios sustentáveis que está pronta para entrar em ação. Para tanto, vamos analisar alguns pontos. Confira!
A Energia Solar Fotovoltaica já é uma realidade em nosso meio. De fato, algumas instalações começam a aparecer em nossas cidades. E essa tendência, tende a aumentar. Para se ter uma ideia, em 2014 foram 333 projetos instalados. Até maio de 2017 existia 12.520 instalações homologadas na agência reguladora Aneel. Sendo assim, pode-se observar que o futuro da energia solar será promissor. A Aneel estima um forte crescimento para o setor nos próximos anos, com previsão de que sejam instalados mais de 886 mil sistemas até o ano de 2024, representando menos de 1% das residências do Brasil.
De acordo com a ABSOLAR (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA SOLAR), o Brasil possui atualmente 12.520 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede. Esses projetos beneficiam a economia e favorecem o engajamento ambiental há 13.897 unidades consumidoras. O investimento, com mais de R$ 850 milhões acumulados desde 2012, foram distribuídos ao redor de todas as regiões do Brasil.
A tecnologia necessária para aproveitamento da energia do sol está bastante desenvolvida, sendo amplamente usada para geração de energia elétrica residencial e comercial, principalmente em países desenvolvidos.
O seu futuro é bastante promissor para o mercado de veículos elétricos também, com o desenvolvimento de sistemas de armazenamento de alta capacidade e longa vida útil. Segundo informações dos principais fabricantes de veículos, esta tecnologia substituirá o motor à combustão num futuro próximo.
O futuro da energia solar será fortemente impactado com a implantação de políticas públicas de incentivo para instalações sustentáveis. Algumas cidades do país já implementaram incentivos fiscais para consumidores que adotaram soluções sustentáveis, com o programa chamado IPTU verde. Por meio desse programa, o cidadão tem um abatimento no percentual do IPTU de acordo com o nível de sustentabilidade no qual se enquadra a instalação.
Com isso, o futuro da energia solar já é uma realidade. O aumento das taxas de energia, a introdução de bandeira amarela e vermelha, as tecnologias disponíveis de captação e conversão, tornam o investimento em energia solar economicamente viável.
Quer alguma informação específica? Entre em contato conosco.
Somos uma empresa especializada em soluções para aquecimento de água e geração de energia elétrica solar. Desde julho de 2012 temos o objetivo de desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis. Com produtos e serviços que aliam modernidade e funcionalidade, atendemos as demandas do mercado atual, para gerar satisfação, economia e qualidade de vida às pessoas.
2022. Confortec – Soluções sustentáveis e confortáveis para seu lar e empresa! Desenvolvido e Hospedado por Seu Site Feito