aquecedor-piscina

Você já pensou alguma vez em aquecer sua piscina com um aquecedor solar? Sabe como ele funciona ou quais são as vantagens? Vamos lhe explicar aqui neste artigo!

Como todo sistema de aquecimento solar de água, o sistema é composto por coletores solares (placas) e o reservatório, que no caso é a própria piscina.

Aquecer água com energia solar, é a melhor maneira de estar economizando energia elétrica e mesmo assim possuir água quente em sua piscina para poder relaxar, sendo uma fonte de energia gratuita e que não prejudica o meio ambiente, mas o processo de aquecimento como ele ocorre por meio das ondas de calor do sol nos dias de chuva ou nos dias nublados você provavelmente não vai conseguir aquece-la.

A responsabilidade pela absorção da radiação solar é das placas. O calor solar que é captado por elas é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações, o sistema é composto por mangueiras que perpassam as placas expostas ao sol. Essas últimas geralmente são feitas com polipropileno ou borracha de EPDM, sempre em cores escuras para absorver melhor a radiação.

O aquecedor solar, consiste basicamente em bombear a água para os coletores, transmitindo calor para ela, para assim aquecer a água por meio do sol. Geralmente esses coletores estão instalados nos telhados ou lajes e sempre na direção norte, para garantir uma melhor exposição solar. Quando houver uma quantia adequada de calor transmitido pelo sol, a água irá circular pelos coletores, aquecendo-a e depois ela irá voltar para a piscina, ou seja a água vai sair da piscina, passar pela bomba, da bomba irá até o coletor onde será aquecida e depois voltará para a piscina.

Mas quais são as vantagens de aquecer a piscina assim?

Além de ter maior conforto no uso de sua piscina, em todas as épocas do ano você também terá um custo muito baixo de energia, pois é utilizada a energia do sol, também estará preservando a natureza, já que a energia solar é ecológica e sustentável!

Com o uso do aquecimento solar para climatizar a piscina, o custo é praticamente zero, durante todo o ano. Pois o único equipamento obrigatório nesse sistema que consome energia é a bomba para troca da água nas placas.

Você também pode automatizar seu aquecimento, no painel de controle do seu aquecedor, ele possui um sensor que mede a temperatura da água da piscina e da água que está nas placas do telhado. Assim ele vai ligar/desligar automaticamente a bomba apenas quando necessário, otimizando o processo e deixando com que a piscina fique sempre na temperatura escolhida economizando energia.

E quais piscinas podem ter um aquecedor solar?

A instalação de um aquecedor solar pode ser feita em qualquer tipo de material: piscinas de fibra de vidro, concreto armado, alvenaria ou vinil. Basta ter espaço livre no telhado ou em outro local favorável à exposição solar.

Ter um aquecedor solar para piscina em casa trará muitas vantagens para você e sua família. Entretanto, é necessário não se descuidar com a instalação e a manutenção do equipamento.

E outra questão muito comum é: Eu posso instalar o aquecedor solar em uma piscina já existente?

E a resposta é: Sim! Sem problemas algum quanto a isso…

E o que você achou de aquecer a sua piscina? Ficou com alguma duvida? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Powered by